Banrisul alega insegurança jurídica e frustra Banrisulenses ao pedir para transferir mesa para a terça, 28/8

Em nova rodada de negociação com o Banrisul na segunda-feira, 27/8, na Associação dos Bancos, no Centro de Porto Alegre, o banco frustrou, mais uma vez, a expectativa dos Banrisulenses. Alegando não ter recebido a redação final da proposta da Fenaban, apresentada no fim de semana, em São Paulo, os representantes do Banrisul reafirmaram que irão cumprir o acordo nacional na quarta mesa de negocição. Ele dizem que precisam “adaptar” o texto à realidade regional da instituição. De acordo com o Banrisul, pode haver insegurança jurídica sem conhecer as cláusulas da proposta.

Devido à proximidade da assembleia marcada para a quarta-feira, 29/8, em Porto Alegre, também pelo dia 31 de agosto, data que finda o atual acordo coletivo dos Banrisulenses, o Comando Nacional dos pressionou para que o banco apresentasse ainda na segunda-feira a proposta, nem que para isso a negociação se desenrolasse noite adentro, como aconteceu no fim de semana, em São Paulo, na negociação com a Fenaban.

Os negociadores do banco rejeitaram. O Comando insistiu. A nova rodada de negociação ficou agendada para a terça-feira, dia 28 de agosto, às 14h, também na Associação dos Bancos. De positivo no encontro, a garantia por parte do Banrisul de que vai cumprir o acordo com a Fenaban e irá renovar o acordo coletivo dos banrisulenses.

Quinta mesa de negociação com a diretoria do Banrisul

Terça-feira, 28/8 | 14h | Asbancos (Rua dos Andradas, 1.234, Centro Histórico de Porto Alegre)

Calendário de mobilização dos Banrisulenses

15/6: Entrega da pauta de reivindicações específicas dos Banrisulenses à diretoria do Banrisul na DG em Porto Alegre.

Julho e agosto: Jornada de mobilizações com atos em frente à DG e caravanas com reuniões de esclarecimento para pressionar diretoria do Banrisul a negociar Acordo Aditivo.

30/7 a 3/8: Semana de mobilização com atos diários em frente à DG e envio também diário de ofícios pressionando por mesa de negociação do Acordo Aditivo.

6/8: Primeira mesa de negociação entre o Comando Nacional dos Banrisulenses e a diretoria do Banrisul tem enrolação e ameaçadas. Banco chega a dizer que pode levar à Justiça do Trabalho a decisão do Acordo Aditivo.

10/8: Na segunda mesa de negociações entre Comando Nacional dos Banrisulenses e a diretoria do banco, há avanços na negociação. Participação dos Banrisulenses no Dia do Basta tira diretoria da zona de conforto. Tom da direção muda e assinatura de pré-acordo é sinalizada.

15/8: Terceira mesa de negociação entre o Comando Nacional dos Banrisulenses e a diretoria do Banrisul debate urgência em renovar acordo coletivo anterior. Comando apresenta destaques para negociar como avanços a um novo acordo coletivo específico para os Banrisulenses.

22/8: Bancários realizam caminhada em defesa dos direitos e garantias históricas pelas ruas do Centro de Porto Alegre e chamam dia de Azul nas agências e locais de trabalho do Banrisul.

23/8: Banrisulenses vestem azul e se mobilizam para pressionar por avanços na mesa de negociação com a diretoria do banco.

25/8: No dia do grande recuo, Fenaban apresenta com aumento real e garantia de nossas conquistas históricas.

26/8: Banco do Brasil e Caixa apresentam propostas que garantem conquistas históricas e apesentam avanços.

27/8: Diretoria vai para mesa de negociação sem proposta e adia negociação para o dia seguinte.

28/8: Quinta mesa de negociação na sede da ASBANCOS

29/8: Bancários vão para a assembleia unificada decidir sobre propostas de bancos públicos e privados, no Clube do Comércio, em Porto Alegre.

Assembleia unificada de avaliação e decisão de proposta da Convenção Coletiva Nacional (Fenaban) e Acordo Específicos de bancos públicos e privados

Quarta-feira, 29/8 | 18h | Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085) – Centro Histórico de Porto Alegre

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Confira edital de chamada de assembleia