Bancos fecharam 16.879 postos de trabalho, entre janeiro a setembro deste ano

Entre janeiro e setembro de 2017, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, os bancos fecharam 16.879 postos de emprego bancário em todo o país.  Em setembro, foi registrado o fechamento de mais 2.419 postos. O expressivo saldo negativo foi resultado de 2.227 admissões e 4.646 desligamentos no mês, muitos desses relacionados ao programa de desligamento voluntário (PDV’s) do Banco Bradesco, divulgado logo após a aprovação da Reforma Trabalhista pelo Senado Federal.

Caixa

Só a Caixa foi responsável pelo fechamento de 6.789 postos, sendo 3.039 em março e 2.302 em agosto, os dois piores saldos apresentados. Meses que se seguiram à divulgação dos PDV’s abertos pela instituição em 2017. Dentre todos os estados, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro foram os que tiveram maior número de postos de trabalho fechados.

SindBancários

“Mas o SindBancários e as demais instituições de defesa da categoria estão de olho, cobrando dos bancos a ocupação das vagas em aberto, pois isso representa acúmulo de trabalho e adoecimento dos colegas que permanecem, ao mesmo tempo que precariza ainda mais o atendimento dos clientes, em especial nos bancos públicos, que têm importância social para o país”, enfatiza o presidente do Sindicato, Everton Gimenis..