Banco não dá bom dia: uma história de luta e superação

Peça teatral fez sua estreia no dia 24, no Teatro do CIEE-Banrisul. Roteiro foi baseado em livro editado pelo SindBancários.

A estreia da peça “Banco não dá bom dia”, realizada pelo SindBancários, no Teatro do CIEE-Banrisul, foi um sucesso de público e de crítica. A montagem, que tem direção de Sandra Loureiro e roteiro do bancário Paulo Caetano, levou a plateia aos risos e às lágrimas em cerca de 1h20 de espetáculo, no dia 24 de janeiro.

Plateia seleta, diga-se de passagem. Era formada pelo ex-governador e ex-presidente do SindBancários, Olívio Dutra, ele mesmo um personagem da história contada em cena; e o escritor Alcy Cheuiche, responsável pela oficina literária que deu origem ao livro e ao roteiro da peça. Além deles, bancários, bancárias, convidados de projetos sociais de Porto Alegre, entre outros, quase lotaram o teatro de mais de 400 lugares.

O roteiro abordou a falência do Banco Pelotense e o posterior fechamento do Sulbrasileiro. Esses e outros fatos deram origem ao Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, que, presidido por Olívio Dutra, promoveu grandes greves e manifestações até chegar aos dias de hoje, com uma série de direitos conquistados, entre eles a jornada de 6 horas. “Nós tivemos uma história reconstruída há 16 anos em um livro e uma preparação de um ano para chegar nessa noite especial”, pontou a diretora da Fetrafi-RS, Sabrina Muniz, que idealizou o projeto junto com o Mauro Salles, ex-presidente do SindBancários e secretário de Saúde da Contraf-CUT, e os atores do grupo Caixa de Pandora, da CAIXA.

Engana-se, porém, quem pensa que o espetáculo só serve aos olhos e ouvidos da categoria bancária. O texto leva a uma viagem pela própria história do Brasil e agradou até mesmo aos mais jovens. “O pessoal curtiu muito. O enredo da peça também fala sobre Carnaval, que é o que a gente mais gosta”, opinou Paulo César Silveira, um dos responsáveis pelo projeto Areal do Futuro, da Comunidade Quilombola do Areal. Ele levou um ônibus com jovens da comunidade para aproveitar essa experiência no teatro.

Por conta do grande sucesso, o SindBancários deve realizar outras sessões de “Banco não dá bom dia”. As datas e locais das apresentações serão divulgadas nas redes sociais do Sindicato.

FICHA TÉCNICA
BANCO NÃO DÁ BOM DIA

Elenco:
Adilson Rodrigues
Almeri Souza
Elaine Alteneter
Luana Arosteguy
Milton Tavares
Nara Alteneter
Paulo Caetano
Rodrigo Ribeiro
Rosemeri Nobre