Banco Safra: Sindicato inicia pagamento de ação coletiva de diferenças de 13º salários nesta quarta(20)

Empregados contemplados pela ação devem solicitar pagamento, pelo Portal do Associado, a partir desta quarta-feira, às 9h

Os 36 funcionários do Banco Safra contemplados pela ação de integração da gratificação semestral no 13º salário poderão solicitar o pagamento do benefício a partir desta quarta-feira (20), às 9h, através do portal do associado.

A Diretora Jurídica do Sindicato dos Bancários, Simoni Medeiros, destaca que “o Sindicato está sempre vigilante quanto aos direitos dos bancários e sempre busca todos os meios disponíveis para fazer valer tudo o que foi conquistado com muita luta pela categoria”.

As diferenças reconhecidas no processo são decorrentes do acolhimento do pedido de integração da gratificação semestral na base de cálculo do 13º salário, formalizado através da ação coletiva ajuizada pelo SindBancários, em 2017 (Processo nº 0020543-56.2017.5.04.0013). Os valores ora liberados são aqueles admitidos pelo banco como devidos, chamados de incontroversos na linguagem jurídica, e abrangem as gratificações natalinas (13º salários) do período de 2012 até 2018.

A Assessoria Jurídica do Sindicato dos Bancários acrescenta que o processo de inclusão de outros bancários associados e alguns outros critérios de cálculos, como, por exemplo, a correção monetária a ser aplicada na dívida ainda estão em discussão.

Conforme o tesoureiro do Sindicato, Tiago Vasconcellos, lembra que, em razão da pandemia de coronavírus, a sistemática de pagamentos de ações coletivas é realizada no modelo “a distância”, desde 2020, com solicitação também por meio do Portal do Associado.
“os créditos serão depositados em contas dos(as) substituídos(as) em até 5 dias úteis após o preenchimento da solicitação”, lembra o dirigente sindical.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o SindBancários pelo telefone (51) 3030 9400 ou diretamente com o Dr. Ricardo Pretto, integrante da assessoria jurídica da entidade e sócio do escritório AVM Advogados, através do e-mail [email protected]

Fonte: Diretoria Jurídica do SindBancários