Banco do Brasil volta a chamar coabitantes e responsabilizar gestores

Colegas que estão sendo convocados a retornar ao trabalho devem entrar em contato imediatamente com o Sindicato

Com a recente mudança para a bandeira laranja em Porto Alegre, o BB voltou a convocar funcionários que coabitam com pessoas do grupo de risco para retornar ao trabalho presencial. Porém, a superintendência regional afirma que esta convocação não é massiva e que cada gestor é responsável por avaliar caso a caso.

No entanto, chegam relatos de convocações sem necessidade, para atividades que poderiam seguir sendo realizadas em trabalho remoto, preservando a vida dos funcionários e seus familiares.

“É importante lembrar que o BB enquanto instituição lava as mãos e coloca em cada gestor a responsabilidade sobre a vida e a saúde dos funcionários e seus familiares. O fato de estarmos em bandeira laranja não significa que a pandemia acabou. Se o colega pode seguir desempenhando seu trabalho de forma remota, por quê arriscar?”, questiona a funcionária do Banco do Brasil e diretora do SindBancários, Bia Garbelini.

“Há três meses o Banco declarou abertamente que está feliz com os resultados do home office, que a produtividade aumentou. Para a imprensa, afirmou que manteria 30% dos funcionários trabalhando em casa, com uma economia bilionária com a entrega de 19 edifícios, que ficariam sem utilidade. O que justifica chamar os coabitantes com grupos de risco mesmo em escritórios que não atendem público presencial ou em locais que sequer conseguirão manter o distanciamento entre as mesas? O motivo é político, da pior política possível”, analisa o funcionário do Banco do Brasil e diretor do SindBancários, Andrei Freitas Teixeira.

O SindBancários foi à justiça no final de Julho/2020 para tentar impedir essa convocação, chegou a conseguir uma liminar, posteriormente derrubada, e agora aguarda o trâmite da ação. O Sindicato ainda orienta os colegas que forem convocados a retornar a procurarem o SindBancários o quanto antes.

Fonte: Imprensa/SindBancários