Bancários vão à Câmara Federal contra abertura de bancos no final de semana

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e o Sindicato dos Bancários de Brasília estiveram, nesta quarta-feira, 16/05, na Câmara Federal, em Brasília, em mais uma atuação em defesa dos bancários. Em audiência com o relator do Projeto de Lei 1043/2019, deputado João Carlos Bacelar (PR-BA), as entidades apresentaram posição contrária à abertura de agências bancárias aos sábados e domingos.

O projeto, de autoria do deputado David Soares (DEM-SP), propõe a abertura das agências nos finais de semana, mas ignora a jornada de trabalho do bancário. Já as entidades que representam os bancários consideram que o melhor para a população e para os bancários seria disciplinar a abertura das agências de 9h às 18h, com dois turnos de trabalho.

Trinta horas semanais

Segundo o secretário de Relações do Trabalho da Contraf-CUT, Jeferson Meira, “é possível que as agências funcionem em horário ampliado, desde que os bancos contratem mais trabalhadores e respeitem a jornada de trabalho de segunda a sexta-feira, 30 horas semanais”.

“Este projeto de lei não gera resultado prático para a população e leva preocupação ao conjunto de trabalhadores bancários que lutaram arduamente pela jornada de 6 horas. Já atuamos para arquivar um projeto semelhante na legislatura passada, o PLS 203, e com este não será diferente. Vamos defender o direito do trabalhador bancário”, frisou o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo.

Santander em Porto Alegre

Vale lembrar em Porto Alegre a resistência do SindBancários, que não aceita a iniciativa do Santander de colocar seus funcionários a trabalhar nas manhãs de sábado, sob o pretexto de um “trabalho voluntário” de aconselhamento financeiro para os clientes do banco espanhol. “Ora, um trabalho voluntário que é imposto pelos chefes não tem nada de voluntário, é só mais uma forma de exploração”, disse o presidente do Sindicato, Everton Gimenis.