Bancários rejeitam proposta da Fenaban e deflagram greve a partir da terça-feira, 6/9, no RS

A categoria bancária prepara mais uma greve nacional a partir da terça-feira, 06 de setembro. O movimento foi aprovado pela maioria das assembleias realizadas nesta quinta-feira 1º de setembro, que também é a data-base dos bancários. Os trabalhadores rejeitaram a proposta da Fenaban, apresentada ao Comando Nacional na quarta rodada de negociação, ocorrida no dia 29 de agosto. Na segunda-feira, dia 5, os sindicatos retomam as assembleias no fim da tarde para organizar o primeiro dia de greve.

Na área de abrangência do SindBancários, a assembleia rejeitou a proposta da Fenaban e confirmou o início da greve para a 0h da próxima terça-feira, 6/9. A assembleia de organização do movimento será a partir das 18h, da segunda-feira, 5/9, na seda da Fetrafi-RS (Fernando Machado, 8209, Centro Histórico de Porto Alegre).

Proposta rebaixada

Os bancos ofereceram reajuste salarial de 6,5% mais abono de R$ 3 mil. O reajuste proposto sequer está próximo da inflação acumulada no período, que foi de 9,55%. Além disso, as regras para a PLR continuariam as mesmas de 2015.

O lucro dos bancos

O lucro dos cinco maiores bancos (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa) no primeiro semestre de 2016 chegou a R$ 29,7 bilhões.

Reivindicações dos Bancários

Os eixos centrais da campanha são: reposição da inflação do período mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial, no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$3.940,24 em junho), PLR de três salários mais R$ 8.317,90, combate às metas abusivas, ao assédio moral e sexual, fim da terceirização. Além da defesa das empresas públicas e dos direitos da classe trabalhadora, ameaçados pelo governo Michel Temer.

Avaliação sindical

O representante da Fetrafi-RS no Comando Nacional dos Bancários, Juberlei Baes Bacelo, enfatiza que os resultados das assembleias refletem o espírito de luta da categoria para atingir seus objetivos nesta Campanha Salarial. “Como sempre, estamos lidando com o descaso dos banqueiros na mesa de negociação. Os bancários estão preparados para o embate e não aceitamos os retrocessos propostos pela Fenaban. O setor que mais lucra neste país não tem moral alguma ao apresentar uma proposta rebaixada, que sequer repõe a inflação do período aos seus trabalhadores. Só a luta nos garante!”

Resultados das Assembleias no Rio Grande do Sul, informados à Fetrafi-RS até às 11h desta sexta-feira:

1. Alegrete – Aprovada a greve
  2. Bagé – Aprovada a greve