Bancários poderão fazer aulas experimentais de Teatro em dezembro

Interessados na arte da dramaturgia, ou apenas em desenvolver mais habilidades corporais e artísticas, terão uma oportunidade bacana no mês de dezembro. É que a Oficina de Teatro do SindBancários estará com vagas para aulas experimentais.

Serão três aulas abertas, nos dias 6, 13 e 20 de dezembro. As atividades acontecem das 11h às 13h, na sede da Fetrafi-RS (Rua Fernando Machado, 820, e cada bancário/bancária pode levar um convidado. Segundo a professora Adriane Azevedo, exercícios teatrais e vivências para desinibição, socialização, melhor expressão e desenvoltura no trato com o público, clientes, colegas, etc, são algumas das proposições da oficina.

Para a diretora de Aposentados do SindBancários, Natalina Gue, dentre os benefícios do teatro para os aposentados e aposentadas, estão a melhora da autonomia e da atividade cognitiva, superação, ressignificação de experiências de vida e descoberta de novas habilidades. “Além de ser um exercício de cidadania, protagonismo e solidariedade”, reforça.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone (51) 99623146, com Natalina.

Saiba mais

A Oficina de Teatro se utiliza dos processos teatrais para estimular a criação e a imaginação, propiciando aos participantes um maior relaxamento da postura diária, permitindo uma utilização dos recursos corporais, vocais e até mentais em favor dos trabalhos cotidianos.

Com a introdução do aluno no jogo dramático, explorando as dramatizações, o improviso de situações, a diversidade de emoções e as reações em cada cena, o participante poderá mais facilmente compreender as situações difíceis do dia a dia e vivenciar experiências sem o trauma das consequências; os exercícios feitos em grupo ajudam o participante no seu convívio social e na busca que todos temos de aceitar e de ser aceito.

Dinâmicas:

Exercícios de corpo e voz – exercícios de relaxamento e prontidão para equilibrar a tonicidade corporal, consciência espacial, ação e marcação em grupo.
Voz – exercícios para utilizar a voz: projeção, colocação e respiração; entonações, volumes, dicção.
Exercícios de foco e concentração – exercícios em grupo, em duplas, diversidade de possibilidades, objetivos do movimento.
Dramatizações – improvisos de situações cotidianas, construção de personagens, construção de cenas.