Bancários fazem Passeatão da GREVE pelo Centro de Porto Alegre nesta sexta, 3/10

Com o fortalecimento da greve, os bancários promovem uma passeata nesta sexta (3/10), em Porto Alegre. Com concentração marcada para às 11h, na Praça da Alfândega, entre o Banrisul e a Caixa, a caminhada tem o objetivo de chamar a atenção para a força da mobilização, a partir do meio-dia. Após a caminhada, os bancásrios participam de almoço coletivo na praça.

Colegas, vamos fortalecer a nossa luta. É tempo de ir para as ruas pressionar os banqueiros. Queremos proposta decente nas mesas de negociação da Fenaban. Até agora, as duas propostas econômicas feitas em 19/9 e 27/9, foram insuficientes. A primeira proposta foi rejeitada pela categoria em assembleias do dia 25/9. A segunda proposta também foi rejeitada. Nesta quinta-feira, 2/10, a GREVE dos bancários chegou ao seu terceiro dia.

A paralisação cresceu novamente, atingindo 987 agências em todo o Rio Grande do Sul. Na base do SindBancários (Porto Alegre e outros 14 municípios da Região Metropolitana), o terceiro dia de GREVE teve 387 agências totalmente paralisadas.

À tarde, no Clube do Comércio, plenária dos bancários em GREVE decidiu realizar assembleia na segunda-feira 15h, para organizar o calendário de lutas da segunda semana de GREVE (leia aqui).

Calendário de lutas

Sexta-feira, 3/10

A partir das 8h:
Concentração dos grevistas na Praça da Alfândega entre a Caixa e a Agência Central do Banrisul.

12h:
Esquenta para o Passeatão dos Bancários na Praça da Alfândega, entre a Caixa e o Banrisul. Caminhada percorrerá ruas do Centro.

Após Passeatão, Carreteirão da GREVE na Praça da Alfândega, entre a Caixa e o Banrisul.

17h: Nova rodada de negociação com o Comado Nacional dos Bancários, em São Paulo.

18h: Nova negociação das reivindicações específicas do Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, em São Paulo.

Segunda-feira, 6/10

A partir das 8h: Concentração dos grevistas na Praça da Alfândega, entre a Caixa e o Banrisul.

15h: Assembleia para deliberar e definir sobre calendário da segunda semana de GREVE, no Clube do Comércio, (Andradas, 1.085, Centro – PoA).

Propostas dos bancários à Fenaban

> Reajuste salarial de 12,5%.

> PLR: três salários mais R$ 6.247.

> Piso: R$ 2.979,25 (equivalente ao salário mínimo do Dieese em valores de junho último).

> Vales alimentação, refeição, 13a cesta e auxílio-creche/babá: R$ 724,00 ao mês para  cada  (salário mínimo nacional).

> Melhores condições de trabalho com o fim das metas abusivas e do assédio moral que adoecem os bancários.

> Emprego: fim das demissões, mais contratações, aumento da inclusão bancária, fim da rotatividade, combate às terceirizações diante dos riscos de aprovação do PL 4330 na Câmara Federal, do PLS 087 no Senado e do julgamento de Recurso Extraordinário com Repercussão Geral no STF. Além da aprovação da Convenção 158 da OIT, que proíbe as dispensas imotivadas. Veja aqui a Carta de Atibaia, manifesto dos bancários contra a terceirização aprovado pela Conferência.

> Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS): para todos os bancários;

> Auxílio-educação: pagamento para graduação e pós.

> Prevenção contra assaltos e sequestros. Cumprimento da Lei 7.102/83 que exige plano de segurança em agências e PABs, garantindo pelo menos dois vigilantes durante todo o horário de funcionamento dos bancos. Instalação de portas giratórias com detector de metais na entrada das áreas de autoatendimento das agências. Fim da guarda das chaves de cofres e agências por bancários.

> Igualdade de oportunidades para todos, pondo fim às discriminações nos salários e na ascensão profissional de mulheres, negros, gays, lésbicas, transexuais e pessoas com deficiência (PCDs).

Segunda proposta econômica da Fenaban em 27/9

Reajuste de 7,35% (0,94% de aumento real).

Piso portaria após 90 dias – 1.240,89 (8% ou 1,55% de aumento real).

Piso escritório após 90 dias – R$ 1.779,97 (1,55% acima da inflação).

Piso caixa/tesouraria após 90 dias – R$ 2.403,60 (salário mais gratificação mais outras verbas de caixa), significando 1,55% de aumento real).

PLR regra básica – 90% do salário mais R$ 1.818,51, limitado a R$ 9.755,42. Se o total ficar abaixo de 5% do lucro líquido, salta para 2,2 salários, com teto de R$ 21.461,91.

PLR parcela adicional – 2,2% do lucro líquido dividido linearmente para todos, limitado a R$ 3.637,02.

………………………………………………………..

Antecipação da PLR

Primeira parcela depositada até dez dias após assinatura da Convenção Coletiva e a segunda até 2 de março de 2015.

Regra básica – 54% do salário mais fixo de R$ 1.091,11, limitado a R$ 5.853,25 e ao teto de 12,8% do lucro líquido – o que ocorrer primeiro.

Parcela adicional – 2,2% do lucro líquido do primeiro semestre de 2014, limitado a R$ 1.818,51

………………………………………………………….

Auxílio-refeição – R$ 24,88.

Auxílio-cesta alimentação e 13a cesta – R$ 426,60.

Auxílio-creche/babá (filhos até 71 meses) – R$ 355,02.

Auxílio-creche/babá (filhos até 83 meses) – R$ 303,70.

Gratificação de compensador de cheques – R$ 137,97.

Requalificação profissional – R$ 1.214,00.

Auxílio-funeral – R$ 814,57.

Indenização por morte ou incapacidade decorrente de assalto – R$ 121.468,95.

Ajuda deslocamento noturno – R$ 85,03.

Crédito fotos: Jonatas Dias/SidBancários

Fonte: Imprensa SindBancários