Bancários-escritores lançam sua literatura na 62ª Feira do do Livro de Porto Alegre

Como toda a categoria e a coletividade gaúcha sabem, a sede do SindBancários de Porto Alegre não é apenas um centro de debates e organização sindical e política em defesa dos bancários e da cidadania. É também uma atuante casa de cultura no Centro Histórico da capital gaúcha, com cinema próprio, sala de exposições, aulas de teatro, oficinas de música e de literatura, festas gastronômicas e muito mais. Portanto, é mais do que natural que os bancários estejam com vários lançamentos previstos para esta 62ª Feira do Livro de Porto Alegre.

“O BB de Bombachas”

Pode-se começar destacando a já tradicional Oficina Literária do SindBancários, que nesta Feira estará lançando seu nono livro coletivo – “BB de Bombachas – Homenagem ao Centenário do Branco do Brasil no RS”. Os cem anos do Banco do Brasil no estado foram o mote dos oficineiros, que trabalharam o tema durante todo o ano, sob a supervisão do romancista e professor Alcy Cheuiche.

O lançamento com sessão de autógrafos acontece na sexta-feira, dia 11/11 – às 19h, na Praça da Alfândega, antecedido de debate com os autores no Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028, no Centro Histórico), às 17h30.

“Sete a um – contos de dor e alegria”

indiceamor-e-alegria

No dia 09/11, é a vez do livro de contos do banrisulense Ivo Domingo Vivian, também artistas plástico e escritor. Ivo tomou como inspiração de sua obra o triste e marcante episódio dos 7 X 1 para a seleção da Alemanha sobre a equipe do Brasil, na última Copa do Mundo. Na sede do Sindicato, recentemente ele chegou a realizar uma exposição, com objetos e bonecos, abordando o assunto.

O lançamento e os autógrafos acontecem na quarta-feira, 09/11, às 18h, no Pavilhão de Autógrafos.

“Raidman – a incrível história da família que atravessou o país rolando um barril”

 O bancários aposentado da Caixa Econômica Federal Gilmar Devan, que já participou das oficinas literárias do SindBancários, estará lançando seu romance “Raidman” (foto ao alto) nesta Feira do Livro. Na obra, ele narra a história real de um imigrante alemão que, nos anos 30 do século passado, sai de Porto Alegre, com sua mulher e a filha de dois anos, e resolve percorrer o país e ir além, chegando a Nova York. Seu veículo era um imenso barril, também transformado em habitação.

O lançamento e os autógrafos acontecem no dia 05/11, sábado, a partir das 18h, no Pavilhão de Autógrafos da Feira.

“Quando o outono chegar”

convite_outono_ok_final-1-708x350

Nove oficineiros da Oficina Literária da Agea (Associação Gaúcha de Economiários Aposentados) lançam sua antologia de contos, coordenada pela professora Jane Tutikian e com a escritora convidada Mercedes Gutiérrez Canales. Participam de “Quando o outono chegar” vários bancários que já estiveram nas oficinas do SindBancários.

O lançamento será no dia 08/11, 16h, no Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega, no âmbito da Feira do Livro.

“Amor sem preconceito – uma história de amor um pouco diferente”

indicelivroamorpreconceito

Também o banrisulense Lucimar Quadros e seu parceiro de união homoafetiva Rafael Gerhardt, estarão lançando seu livro “Amor sem preconceito – uma história de amor um pouco diferente”, nesta Feira do Livro de Porto Alegre, nesta quarta-feira, 02/11, juntamente com a jornalista Tatiana Gomes, que redigiu a obra junto com o casal. A obra relata o processo de adoção do menino João Vitor a partir de uma ação judicial inédita no município de Gravataí.

“Amor sem preconceito” é rico em fotos que ilustram os momentos marcantes e conta com depoimentos de pessoas envolvidas no processo de formação desta família, começando pelo dia inesquecível em que João Vitor literalmente escolheu seus pais no fórum de Gravataí. “Contar a vida de João com a nossa foi uma experiência incrível! Mas sou suspeito para falar”, comenta Lucimar Quadros, bancário do Banrisul e um dos personagens reais da história.

O lançamento será neste dia 02/11, às 17h, no Pavilhão de Autógrafos da Feira do Livro. Antes, às 15h, o casal e a jornalista recebem os interessados em uma conversa na sala Leste do Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1028).

“Poesia e Declamação”

d764adf0cf7d0bec80e4e35a6e44f5e5apcef

Às 17h30 desta quinta-feira, 03/11, quem autografa no âmbito da Feira do Livro são os poetas-oficineiros de mais uma turma de Alcy Cheuiche, reunidos na Associação dos Aposentados da Caixa Econômica Federal/RS (APCEF). Trata-se do livro “Poesia e Declamação”. lançado pela Editora Martins Livreiro. O evento – que reúne 11 colegas aposentados da Caixa – será realizado no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado. Além dos autógrafos, o lançamento inclui um debate com Cheuiche, Marcello Carrion (presidente da APCEF) e os poetas Armindo Trevisan e Elvio Vargas.

Lançamento neste dia 03/11, às 17h30 na Biblioteca Pública do Estado ((Rua Riachuelo, 1190). Autógrafos seguidos de debate com poetas convidados.

 

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER