Bancários e bancárias participam de ato em defesa da Democracia

Caminhada terminou no campus central da UFRGS com a leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito

Porto Alegre somou-se às manifestações que ocorreram pelo país nesta quinta-feira (11), em defesa da democracia e de eleições livres. Bancários e bancárias estiveram presentes na caminhada, que iniciou com concentração no Colégio Julinho, passou em frente ao Palácio Piratini e terminou no campus central da UFRGS, onde foi lançada a Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito.

O ato chamou atenção para as constantes ameaças e ataques à democracia e ao sistema eleitoral cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro. Elaborada pela Faculdade de Direito da USP, a carta conta com mais de 900 mil assinaturas, entre juristas, intelectuais, artistas, centrais sindicais e empresários. Na ocasião, a diretora do curso de Direito da UFRGS, Claudia Lima Marques, destacou que o movimento não tem caráter partidário, mas de defesa da democracia.

A manifestação marcou também o Dia do Estudante – data em que foi assinada a fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1937, e também a criação das primeiras faculdades de Direito do Brasil, quando o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das Faculdades de Olinda (PE) e do Largo do São Francisco, da USP, em São Paulo, em 11 de agosto de 1827.

“No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura e tortura pertencem ao passado. A solução dos imensos desafios da sociedade brasileira passa necessariamente pelo respeito ao resultado das eleições. Em vigília cívica contra as tentativas de rupturas, bradamos de forma uníssona: Estado Democrático de Direito Sempre!”, encerra a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito.

Leia a carta na íntegra.

Imprensa SindBancários, com informações do Sul21 e da CUTRS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER