Bancários do Santander aprovam renovação de aditivo do ACT

Votação virtual foi realizada pelo site do Sindicato; texto tem validade até 2024

Em assembleia virtual, os bancários do Santander de todo o país aprovaram por ampla maioria, com 97,18% dos votos, na noite desta quinta-feira (22), o aditivo do Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2024 da categoria. O link de votação ficou disponível no site do SindBancários entre às 8h e 20h. Os acordos serão assinados no próximo dia 27/09, em São Paulo.

O diretor do sindicato e membro da Comissão de Organização dos Empregados do Santander (COE), Luiz Cassemiro, comemorou a grande adesão dos trabalhadores bancários ao processo democrático de votação.

“Agradecemos a participação dos funcionários do Santander. Os colegas mostraram unidade e espírito de luta em um momento muito delicado da nossa conjuntura econômica, política e social. Tivemos negociações muito duras com a Fenaban nesta campanha salarial, e com o Santander não foi diferente. O banco tentou, inclusive, mexer na nossa jornada de trabalho, tentando nos fazer trabalhar aos sábados, o que nós conseguimos barrar”, explica o dirigente sindical.

Para ele, diante deste contexto, a categoria tem muito a comemorar, pois importantes conquistas foram asseguradas no texto final do aditivo.

Cassemiro destaca que tramita no Congresso Federal o Projeto de Lei (PL) 1043/2019, de autoria do deputado David Soares (União-SP), que libera a abertura dos bancos aos sábados e domingos. Precisamos estar mobilizados para esta nova luta que o movimento sindical estará fazendo para preservar a jornada de trabalho dos colegas que é de segunda a sexta-feira.

“Conseguimos a extensão do período de amamentação de nove para 12 meses, podendo ser usufruído pelo pai ou pela mãe, e a assinatura de um termo de relações laborais para prevenir e coibir o assédio moral e sexual”, elenca Cassemiro, que ainda aponta a manutenção do pagamento de PLR e programa próprio, sem compensação de um pelo outro, como um importante avanço na luta por direitos.

O dirigente ressalta também que, após a aprovação do aditivo, no dia 30/09, será efetuado o pagamento do adiantamento da Participação dos Lucros e Resultados e do Programa Próprio.

Cassemiro ainda reforça que é fundamental que os bancários e bancárias que ainda não estejam sócios do sindicato se associem. “Juntos podemos fortalecer ainda mais a luta coletiva do sindicato”, avalia o diretor.

Baixe aqui a ficha de sindicalização.

 

Confira aqui o aditivo do ACT na íntegra:

Minuta ACT PPRS Biênio 2022-2023

Minuta ACT Cláusulas Gerais 2022-2024

Termo de Ratificação ACT PPRS

Termo de Relações Laborais

 

Imprensa SindBancários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER