Bancários da América Latina preparam campanha em defesa de bancos públicos

Os coordenadores da Aliança Latino Americana em Defesa dos Bancos Públicos se reuniram nos dias 08 e 09/08, em São Paulo, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) para organizarem o 5º Encontro Latino Americano em Defesa dos Bancos Públicos. O evento será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, em Lima, no Peru (Veja abaixo calendário de atividades).

A presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, iniciou a reunião com uma análise da conjuntura do Brasil e enfatizou a importância da luta contra o desmonte dos bancos públicos e empresas públicas. O secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, explicou a importância da realização do evento. “Fizemos um levantamento da situação política na América Latina e analisamos a situação dos bancos públicos em cada país membro da Aliança. Isto vai nos ajudar a prepararmos um panorama do sistema financeiro no continente e levantarmos propostas de defesa dos bancos públicos onde eles existem e correm risco de privatização”, disse.

Novos bancos públicos

O dirigente disse ainda que, além de defender os bancos públicos, a Aliança vai propor que eles sejam criados nos países onde os mesmos não existam. “Vamos fazer uma campanha mostrando que os bancos públicos são ferramentas importantes para o desenvolvimento econômico e a manutenção da autonomia das nações. Os bancos públicos permitem a execução de políticas de geração de empregos e renda, controle da política de crédito, sem os juros abusivos normalmente praticados pelos bancos privados, para a construção de moradias, fomento à agricultura e demais setores produtivos da economia, além de políticas compensatórias e sociais que visam a diminuição da desigualdade e da miséria”, ressaltou von der Osten.

Representantes de vários países

Além de Roberto von der Osten, representantes de diversos países também participaram do encontro, entre eles Gustavo Tabatinga, secretário Geral da Contraf-CUT; Rita Berlofa e Angelo Di Cristo, respectivamente presidenta e diretor mundiais da UNI Global Union Finanças; Guillermo Maffeo diretor regional da UNI Américas Finanças; Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil; Dionísio Reis Siqueira, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Econômica Federal (CEE/Caixa); Uriel Patiño, da Asociación Nacional de Empleados del Banco de la República de Colombia; Xavier Ariel Lambruschini, da Sociedad de Empleados de Banco (La Bancaria), da Argentina; Martin Arismendi Garcia e Cesar Gaston Diaz Effinger, da Asociación de Empleados de Banco del Uruguay (Aebu).

Fonte: Contraf-CUT

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER