Bancários aprovam em assembleia plano orçamentário de 2018 com déficit por causa dos ataques aos direitos dos trabalhadores

Os bancários debateram e aprovaram, em assembleia, na quarta-feira, 27/12, no Salão de Festas da Casa dos Bancários, a previsão orçamentária e o plano para o exercício 2018. O orçamento aprovado prevê déficit de R$ 768.300,00. O resultado negativo é efeito dos ataques promovidos pelo governo Temer contra os direitos dos trabalhadores, como a Reforma Trabalhista, e a terceirização. As receitas foram previstas em R$ 7.112.00,00, enquanto as despesas, em R$ 7.880.300,00 (Veja resumo ao final desta matéria).

O plano de ação prevê investimentos em organização da luta, na unidade dos colegas e nas mobilizações para enfrentar um período que se anuncia muito difícil para luta por direitos e para promover a resistência.

Além disso, estabelece a continuidade das propostas do Sindicato na defesa dos empregos, salários e direitos da categoria. Também haverá investimentos para a proteção da saúde, segurança, cultura e melhores condições de trabalho. O SindBancários também irá cuidar da qualificação dos departamentos e da prestação de serviços aos associados. Alé do mais, vamos precisar, desde o início do ano, desenvolver ações em defesa dos bancos públicos e contra os ataques à previdência social.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, explicou que o orçamento para o ano que vem foi pensado de forma ainda mais conservadora do que os anos anteriores. Isso porque a Reforma Trabalhista atacou diretamente os Sindicatos, acabando com fontes de receitas e praticamente impedindo que os sindicatos representem os trabalhadores em ações jurídicas coletivas.

Nós já prevíamos um orçamento muito mais restrito do que no ano passado. A Reforma Trabalhista vai exigir ainda mais economia do que já fizemos este ano. Vamos precisar da ajuda dos bancários, da participção maior nas lutas e da sensibilidade de saber que o Sindicato é importante. É tempo de se sindicalizar”, explicou Gimenis.

Confira abaixo um resumo da previsão orçamentária de 2018:

Fonte: Imprensa SindBancários