Bancário Presente torna o natal mais alegre para dezenas de crianças

Cestas básicas e brinquedos , entregues a duas associações comunitárias e uma ONG, foram comprados com doações dos bancários

Em mais um exemplo de solidariedade, os bancários participaram da campanha “Bancário Presente” e vão fazer o natal de cerca de dezenas de crianças de Porto Alegre e Canoas mais alegre. Nesta quarta, 23/12, o SindBancários concluiu todas as entregas de cestas-básicas e brinquedos, levando as doações até a Organização da Sociedade Civil (OSC) Criança Feliz, localizada no bairro Mathias Velho, em Canoas.

No dia anterior, 22/12, a ONG Misturaí, localizada na Vila Planetário, em Porto Alegre, e a Escola de Educação Infantil Turma do Barulho, da ASCOVIPA (Associação Comunitária Vila Panorama), na Lomba do Pinheiro, também receberam cestas básicas compradas com as doações dos bancários. Os brinquedos foram entregues a Escola Turma do Barulho na quinta, dia 17/12.

Todos os brinquedos e cestas básicas doados foram comprados com valores doados pelos bancários através da Campanha Bancário Presente. Um fundo construído a partir da solidariedade da categoria.

Na OSC Criança Feliz, o SindBancários foi recebido pela assistente social Josana Andrade e pela educadora social Caroline Figueriedo Ferreira, que agradeceram às doações dos bancários. “Essa época do natal é muito esperada pelas crianças, elas criam muita expectativa e todos os anos a gente tenta proporcionar um natal pra eles através dos nossos parceiros. Com a pandemia, muitos pais e mães estão desempregados e muitos deles certamente não teriam natal sem ações como essa”, explica Caroline.

Solidariedade bancária

O diretor do SindBancários Jailson Prodes acompanhou as entregas e lembra que o Sindicato, mesmo priorizando a luta em defesa dos bancários, também tem um compromisso com outras categorias de trabalhadores, que também são explorados e estão expostos a péssimas condições de trabalho. “Os bancários também estão comprometidos em levar solidariedade, em deixar o natal das famílias destes trabalhadores menos penosos”, explica o diretor.

A OSC Criança Feliz foi fundada há 15 anos e realiza um serviço direcionado a crianças e adolescentes nos turnos inversos da escola, proporcionando refeições e atividades em um momento em que elas ficavam na rua. “A OSC é muito importante pela sua localização. É a única no entorno e faz um importante serviço em termos de prevenção, de proteção e formação deles como cidadãos”, complementa Josana.

Já a ASCOVIPA, localizada na Lomba do Pinheiro, foi fundada em agosto de 1972. Desenvolve vários serviços que buscam melhorias para a comunidade. Entre eles, mantém, a partir de um convênio com a Prefeitura de Porto Alegre, a Escola Infantil Turma do Barulho, que atende cerca de 90 crianças com até seis anos de idade.

O presidente da ASCOVIPA, Francisco Geovani de Sousa, agradeceu a todos os bancários pelos brinquedos. “Quero agradecer esse ato de alegrar o natal de dezenas de crianças, que certamente não teriam um brinquedo no natal. Chega em boa hora, permite que essas famílias e suas crianças passem um natal diferente”, explica Geovani.

Fonte: Imprensa/SindBancários