Badesul apresenta proposta de ACT

Assembleia avalia contraproposta da diretoria da agência de fomento nesta quinta

Representantes da diretoria do Badesul, do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região e delegados sindicais realizaram mais uma reunião nesta quarta-feira (14). Na pauta, o retorno da diretoria da agência de fomento sobre as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2024. Na quinta-feira (15), o SindBancários fará uma assembleia para apreciação do ACT da instituição.

Para participar entre na sala do Zoom

O Badesul informou que, nas cláusulas econômicas, acompanhará a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), aprovada com 78,37% dos votos no dia 1 de setembro.

Luciano Fetzner, presidente do SindBancários, destacou a importância de que, mais uma vez, o Badesul tenha concordado em aderir integralmente à CCT nacional e renovado o Acordo. “A instituição acatou ainda outras demandas relevantes dos trabalhadores, que não geram custo, como as cláusulas sobre combate ao ageísmo, regulamentação de delegados sindicais e acompanhamento de consequências da Covid-19”, observou o dirigente.

Na ocasião, o Badesul também se comprometeu a dar continuidade a outros temas importantes após a assinatura do ACT: teletrabalho, ponto eletrônico e banco de horas. Conforme a diretora do Sindicato, Ana Guimaraens, a agência de fomento propôs o prazo de 120 dias para estabelecer o regramento de teletrabalho, 150 dias para o ponto eletrônico e 150 dias para o banco de horas. “Além da renovação do acordo específico na íntegra, foi importante nessa negociação a definição dos prazos para o reposicionamento, o ponto eletrônico, a implementação do teletrabalho e o banco de horas”, ressaltou Ana.

Quanto ao vale-transporte, o Badesul apresentou a demanda de que o acordo determine a garantia de vale-transporte restrita aos trabalhadores residentes na Região Metropolitana.

Reposicionamento

O reposicionamento do quadro de funcionários na matriz salarial e a questão das promoções regulamentares teve avanços na negociação. Segundo a representação do Badesul, devido à complexidade do tema e pela necessidade de análise e aprovação por diversas instâncias, a redação da proposta prevê até 45 dias para conclusão dos trabalhos, com possibilidade de ampliar-se, caso solicitado pela instituição, para no máximo mais 45 dias.

Nesta sexta (16), haverá apresentação da proposta de enquadramento ao Conselho, com a apresentação do impacto financeiro, com participação de representantes da diretoria da agência de fomento e do movimento sindical, já dando o primeiro passo dessa nova etapa estabelecida, em caso de aprovação do acordo apresentado.

Também participaram da reunião o assessor jurídico do Sindicato, João Rosito, o assessor jurídico do Badesul, Athos Jurinic, a superintendente de RH, Bruna Menezes, e os delegados sindicais Manoela Garcez, Heidi Moraes e Wagner Teixeira.

Confira o edital da Assembleia:

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA VIRTUAL

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região – SindBancários, entidade sindical de primeiro grau inscrita no CNPJ sob o nº 92.831.650/0001-05, Registro Sindical nº SD57281, por meio de sua Diretoria Executiva, aqui representada pelo seu Presidente, convoca todas e todos empregados do BADESUL DESENVOLVIMENTO – AGÊNCIA DE FOMENTO/RS, associados ou não, da base territorial desta entidade, para a ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA VIRTUAL, a ser realizada em primeira chamada às 18h do dia 15 de setembro de 2022, e em segunda chamada às 18h30mim do dia 15 de setembro de 2022. Considerando a crise sanitária decorrente da pandemia de COVID-19, declarada pela Organização Mundial da Saúde em 11 de março de 2020, a reiteração de estado de calamidade pública em âmbito estadual e a orientação de que “as reuniões de trabalho, sessões de conselhos e outras atividades que envolvam aglomerações de pessoas deverão ser realizadas, na medida do possível, sem presença física, mediante o uso de tecnologias que permitam a sua realização à distância” (arts. 1º e 21 do Decreto Estadual nº 55.882/2021), e a necessidade de serem observadas as orientações de isolamento social para não se colocar em risco a saúde e a vida da categoria bancária, esta Assembleia será realizada pela via virtual. Para participar, o bancário deverá acessar o website do Sindicato (www.sindbancarios.org.br), onde haverá um link direto e exclusivo para esta Assembleia, devendo se autenticar com suas informações pessoais. A votação acontecerá ao final dos debates, através de consulta que será disponibilizada a todas e todos os presentes na Assembleia virtual. Em caso de haver qualquer obstáculo ou problema de acesso, poderá entrar em contato com a equipe administrativa de plantão pelos telefones (51) 3030-9421 e (51) 3030-9414. Por fim, a pauta de discussão e deliberação seguirá a seguinte ordem:

1) Apreciação e deliberação sobre proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2024.

Porto Alegre, 14 de setembro de 2022.

____________________________________

Luciano Fetzner Barcellos

Presidente do SindBancários de Porto Alegre e Região

SindBancarios Seger está convidando você para uma reunião Zoom agendada.

Participe da Assembleia que vai deliberar

Tópico: Assembleia Badesul
Hora: 15 set. 2022 18:00 São Paulo