Após negociações, Sindicato amplia inclusão de sócios no acordo do processo
O SindBancários informa que no final do mês de setembro foi concluída pela Assessoria Jurídica a fase de consolidação da lista complementar de sócias e sócios remidos, que também serão beneficiados pelo acordo do processo do vale-alimentação. Essa fase envolveu um trabalho bastante complexo, desenvolvido em conjunto pelos advogados do sindicato e do banco, de análises cuidadosas, caso a caso, de uma lista inicial com mais de 500 pessoas. A lista foi concluída com o reconhecimento pelo banco para incluir mais 343 pessoas (confira a lista anexa) que haviam ficado de fora na primeira etapa do pagamento.
Com a consolidação dessa lista complementar, o banco já implementou em folha para esses banrisulenses, no mês de outubro de 2023, o direito reconhecido no processo coletivo. Assim, para a conclusão desta etapa, já estão em fase adiantada de produção os cálculos dos valores devidos para este grupo de 343 sócias e sócios remidos, relativos ao período de novembro de 2012 até setembro de 2023 (mês anterior à implementação em folha).
A expectativa é que os cálculos estejam prontos até o fim de novembro de 2023. Além de reconhecer a inclusão de mais 343 pessoas no acordo, o SindBancários e o banco fixaram nova lista de litispendentes (pessoas que têm ação individual com o mesmo objeto ainda sem coisa julgada), que poderão optar por aderir o processo coletivo para, posteriormente, também receber seus respectivos créditos.
Substituídos que receberam valores em janeiro de 2023
Com relação aos substituídos que foram contemplados ainda na primeira leva de pagamentos, ocorrida no início deste ano, a Assessoria Jurídica do Sindicato informa que também estão em produção os cálculos dos valores complementares devidos, relativos ao período de abril de 2022 a maio de 2023.
Importante ressaltar que, para essas pessoas, o banco já implementou em folha de pagamento em junho de 2023 o direito conquistado no processo coletivo.
Não sócios
Após concluídas as próximas etapas acima mencionadas, o sindicato retomará a conversa com o Banrisul para tratar sobre a situação dos não sócios. Cabe ressaltar que o banco já sinalizou estar disposto a negociar um acordo para o pagamento dos não-sindicalizados.
Próximos passos
Tão logo seja concluída a revisão pela Assessoria Jurídica do Sindicato dos cálculos acima referidos – tanto os dos novos incluídos, quanto os complementares – será veiculada notícia nos canais oficiais de comunicação do SindBancários com maiores informações sobre prazos e datas de pagamento.
Em caso de dúvidas, o(a) bancário(a) pode enviar e-mail para [email protected].
Imprensa SindBancários, com informações da Assessoria Jurídica