Ato público e entrega da pauta de reivindicações ao Banrisul abrem Campanha Salarial 2015. Veja íntegra da minuta e a formação do Comando

Antecedida por um tradicional “salchipão” na Praça da Alfândega, Centro de Porto Alegre, que reuniu centenas de bancários, sindicalistas, diretores do SindBancários e população em geral, foi entregue às 13h desta sexta-feira, 14/08, a pauta de reivindicações específicas dos Banrisulenses à direção do banco. O ato, entre a Caixa  e a sede do Banrisul, também deu a largada à Campanha Salarial dos Bancários 2015.

“Este é um dia especial para a categoria, para o Sindicato e para a Fetrafi-RS pois estamos reunidos nesta mobilização por melhores salários e condições de trabalho. Esta é a primeira reunião pública da nossa Campanha Salarial 2015. Precisamos de muita mobilização e participação para conquistar mais benefícios. Os bancos estão falando em crise, mas o lucro deles não para de crescer. Os banqueiros têm condições de atender todas as nossas reivindicações”,  avaliou o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

Minuta de reivindicações

Gimenis, acompanhado por diretores e diretoras do Sindicato de Porto Alegre e Região, e de outras entidades da categoria por todo o Rio Grande e pelo diretor Mauro Salles (da Contraf-CUT), foi recebido às 13h pela diretora administrativa do banco, Suzana Cogo e pelo superintendente da Unidade de Gestão de Pessoas, Gaspar Saikoski. A diretora Denise Falkenberg Corrêa, da Fetrafi-RS, ao repassar a minuta de reivindicações, disse que o documento expressa a vontade da categoria, através de muitos encontros e discussões, e que pode ser atendida. “O Banrisul cumpre uma função importantíssima como banco público. Entregamos essa minuta depois de construí-la com muito debate e de forma democrática e transparente. Esse documenta representa a vontade dos Banrisulenses”, lembrou ela.

Calendário de negociação

O presidente do SindBancários ressaltou a necessidade de o banco apresentar  um calendário de negociações concomitante ao nacional. “Hoje, muitas questões que não têm caráter econômico já podem ser negociadas entre a diretoria do Banco e o Comando Nacional dos Banrisulenses. Podemos ganhar tempo e debater com profundidade e maior detalhamento cláusulas que não tenham immpacto econômico”, acrescentou Gimenis.

Carlos Augusto Rocha, diretor da Fetrafi-RS, acrescentou que esta negociação não deve deixar de lado dois temas de grande interesse para a categoria, como a Fundação Banrisul e o Plano de Carreira: “Temos aspectos que até hoje não foram resolvidos e que vêm de longa data. E o banco tem condições de realizar uma nova migração e implantar o Plano de Carreira”, declarou. Rocha também fez referência aos problemas que os Banrisulenses têm enfrentado nas agências por conta da precarização do atendimento e cobrou medidas da instituição  contra o assedio moral, “que está campeando dentro do banco”.

A diretora administrativa do banco, Suzana Cogo, recebeu a minuta das mãos da diretora da Fetrafi-RS, Denise Corrêa. Suzana disse que tem um compromisso com o combate ao assédio moral. “Vamos trabalhar muito para combater o assédio moral. É um compromisso pessoal que tenho de combater este mal no Banrisul”, disse.

Veja aqui imagens do Ato de Lançamento da Campanha Salarial 2015.

Ao final da solenidade, um dos participantes, brincou que havia um momento histórico. Uma mulher bancária entregando a uma diretora administrativa. Neste momento, a diretora de Comunicação do SindBancários, Ana Guimaraens, propôs que as mulheres bancárias se juntassem no saguão de entrada da sala da direção na DG para uma fotografia. A entrega da minuta da pauta de reivindicações fez história.

O Ato de lançamento da Campanha Salarial dos Bancários 2015 precedeu dois outros eventos de uma jornada de luta dos bancários e bancárias gaúchos nesta sexta-feira, 14/8. A partir das 17h, um painel antecipa a inauguração da nova sede da Fetrafi-RS, no Centro de Porto Alegre (Rua Coronel Fernando Machado, 820).

Confira os integrantes do Comando Nacional dos Banrisulenses que vai representar os trabalhadores nas mesas de negociação com os representantes do Banrisul.