Um ato em frente à agência central do Banco do Brasil, na Rua Uruguai, Centro de Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira, 03/10, marcou o 28º dia da greve nacional dos bancários. Dezenas de bancários, sindicalistas e alguns clientes apoiaram a manifestação promovida pelo SindBancários. “Vamos continuar mobilizados frente a intransigência dos banqueiros”, disse o diretor do Sindicato e funcionário do BB, Julio Vivian.
Ele lembrou que o país hoje vive num clima de insegurança sobre os direitos históricos dos trabalhadores, a partir do governo ilegítimo de Michel Temer, e reforçou que é preciso manter a mobilização para forçar os banqueiros a apresentar melhor proposta na mesa de negociação.
Consciência crítica
Já o sindicalista Mauro Salles, ex-presidente do SindBancários, destacou: “Nossa resistência está construindo consciências críticas no calor da luta. A unidade conquistada precisa ser bem cuidada, não permitindo que interesses oportunistas levem a categoria para uma derrota. Acima de tudo ter fé e sabedoria para continuar nossa mobilização, acreditando na força da luta coletiva”, afirmou.
Apoio do cliente
Ao final do ato, um idoso, cliente do Banco do Brasil, juntou-se ao protesto dos bancários: “Apoio e me solidarizo com a luta de vocês. Os bancos lucram muito, cobram juros altíssimos e pagam mal os seus funcionários. As reivindicações de vocês são justas!”, finalizou.
Fotos: Caco Argemi