Iniciativa permite que bancários(as) escolham destino de parte dos recursos anuais do SindBancários
Os(as) trabalhadores(as) associados(as) ao Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) terão até o próximo sábado (30/4) para inscreverem projetos para concorrer aos recursos disponibilizados pela entidade para a edição de 2022 do Orçamento Participativo. Neste ano, o sindicato vai destinar 1,38% da arrecadação anual para até 13 projetos selecionados nas categorias A,B,C e D do programa. A escolha dos projetos ocorrerá a partir de votação 100% online.
Para efetuar a inscrição, basta encaminhar a ficha devidamente preenchida junto de documentos que comprovem o atendimento dos requisitos para participação da seleção, além do projeto detalhado, para [email protected].
No dia 22 de junho, os proponentes terão a oportunidade de defender os projetos em outra reunião virtual. E no dia 29 de junho, em Assembleia Geral, a categoria vai escolher as iniciativas que integrarão o Orçamento Participativo do SindBancários em 2022.
Conforme a diretora de Cultura e Sustentabilidade do Sindicato e presidente da Comissão do Orçamento Participativo, Ana Guimaraens, a iniciativa é uma forma de estimular a colaboração dos associados na aplicação da arrecadação financeira da entidade.
“O OP é uma ferramenta para aproximar a base do sindicato para algo que transcende a atividade sindical, que vai além do dia a dia de resistência do SindBancários. Empodera e estimula o associado a escolher o destino de aplicação de uma parte das suas próprias contribuições para o SindBancários”, enfatizou a diretora.
Saiba mais
- O artigo 145 do Estatuto do SindBancários estabelece os procedimentos e critérios para apresentação, deliberação e execução de projetos custeados pelo Orçamento Participativo.
- Neste ano, serão destinados ao processo o equivalente a 1,38% da arrecadação anual prevista.
Deste montante, serão disponibilizados 2,5% dos valores do OP para até quatro projetos escolhidos pela base para a categoria A. Na categoria B, quatro projetos serão contemplados com até 5% dos valores do orçamento participativo; Na categoria C, três projetos poderão usufruir até 10% dos recursos disponibilizados. - Os dois projetos selecionados para a categoria D do Orçamento Participativo receberão 20% dos recursos disponíveis para a edição 2022.
- Podem apresentar projetos para custeio pelo OP os(as) associados(as) com período de sindicalização ininterrupto de, no mínimo, 6 (seis) meses anteriores a 1º de abril, data de publicação do edital do OP 2022.
Fonte: Imprensa SindBancários