Assista ao documentário “Vidas Valem mais que Carvão”, sobre a Mina Guaíba

1º Capítulo está disponível no YouTube ou no Facebook

O SindBancários acaba de publicar, em seu canal do YouTube e em sua Fan Page do Facebook, o primeiro capítulo do documentário “Vidas Valem mais que Carvão”. Dividido em 3 partes, a produção tenta trazer um olhar crítico sobre a instalação, por parte da mineradora Copelmi, de uma mega mina de carvão próxima a Porto Alegre.

Neste primeiro capítulo, quem tem voz são moradores da Charqueadas e de Eldorado do Sul, região onde a Mina Guaíba deve ser instalada. A preocupação são com o impacto ambiental de um empreendimento deste porte, que põe em risco a produção de arroz orgânico, o lençol freático e até mesmo o ar que os moradores da região metropolitana de Porto Alegre respiram.

A Mina Guaíba ainda será instalada a menos de 2 quilômetros do Rio Jacuí e da Área de Proteção Ambiental do Parque Estadual Delta do Jacuí, que pode estar ameaçada. O parque é relevante para manutenção da qualidade do ar e da água, como a conservação da flora e fauna, incluindo espécies raras, endêmicas e ameaçadas.

No início da próxima semana, o SindBancários publica o 2º capítulo do documentário, que traz a realidade de Butiá, uma cidade que convive há décadas com a mineração, e tenta demonstrar na prática que as consequências da mineração.

Veja o 1º capítulo do documentário sobre a Mina Guaíba

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER