Assessoria jurídica do SindBancários deve intensificar engajamento na luta pelos direitos trabalhistas no próximo ano

Os escritórios associados e conveniados ao SindBancários Porto Alegre e Região se reuniram nesta quarta-feira (29) para um café da manhã de encerramento do ano, na sede do Sindicato. Na oportunidade, também foram levantadas as prioridades do Departamento Jurídico para o próximo ano.

O advogado Antônio Vicente Martins, do escritório AVM, destacou a importância do resgate dos direitos trabalhistas como expressão de organização social. Ele citou o projeto “O Direito Achado Na Rua” como referência. “O projeto é muito revolucionário e a gente precisa resgatá-lo, porque, às vezes, a gente se perde na burocracia e esquece de fazer a crítica social”, afirmou.

Há mais de 30 anos, o projeto “O Direito Achado na Rua”, conforme descrito em obra homônima pelo professor José Geraldo de Souza Lima, da Universidade de Brasília, “floresce no ambiente histórico dos trabalhos da Assembleia Constituinte, para constituir-se em um projeto de formulação de uma nova concepção de direito, em uma nova sociedade que se anunciava mais livre, justa e solidária, e que por seu turno apresenta hoje dilemas e desafios que nos convocam à reflexão-ação.”

Martins também enfatizou o seminário da Rede Lado, que ocorreu em setembro, cujo tema foi “Admirável mundo novo. Existe um mundo sem direitos?” No encontro, os 27 escritórios de advocacia que compõem a rede discutiram as mudanças no mundo do trabalho, com as terceirizações e os ataques aos direitos trabalhistas e humanos. “Precisamos nos aproximar do debate, trabalhar em rede, para fazer frente a um projeto de exclusão social que está posto”, afirmou o assessor jurídico do Sindicato.

O presidente, Luciano Fetzner, e a diretora jurídica do SindBancários, Simoni Medeiros, participaram da reunião e agradeceram a parceria dos escritórios. Também destacaram os bons resultados em ações coletivas. “Tivemos muitas vitórias este ano e todos vocês estão de parabéns pelo belo trabalho”, pontuou Fetzner.

A ampliação das estratégias de comunicação com os associados e associadas do Sindicato foi outro tema que pautou a reunião. Simoni ressaltou a importância da produção de conteúdos que esclareçam a categoria sobre seus direitos, principalmente na forma de vídeos curtos e temas aprofundados no podcast “Eu tenho direito?”,l além da melhoria do acesso à informação no novo site do Sindicato, que entra no ar até o fim de dezembro.

Imprensa SindBancários