Assembleias avaliam nova proposta da Fenaban nesta quinta-feira, 6/10, em Porto Alegre

Depois de 30 dias de uma GREVE fortalecida, completados na quarta-feira, 5/10, a Fenaban apresentou nova proposta ao Comando Nacional. Os bancos oferecem reajuste de 8% mais abono de R$ 3.500 para 2016. Além disso, o reajuste no vale-alimentação é de 15% e de 10% para vale-refeição e auxílio creche-babá. A licença-paternidade passa para 20 dias.  Sobre empregos, os bancos se comprometem a criar um centro de realocação e requalificação. Para 2017, a proposta prevê reajuste de acordo com a inflação (INPC) mais 1% de aumento real para os salários e em todas as verbas.

O SindBancários, atendendo orientação do Comando Nacional dos Bancários, chama os trabalhadores de sua base para assembleias deliberativas nesta quinta-feira, 6/10, a partir das 19h. As assembleias serão divididas por bancos e ocorrerão na Casa dos Bancários e no Clube do Comércio (veja ao final da reportagem os locais das assembleias por bancos).

O Comando reiterou durante toda a negociação que os banqueiros tinham que acenar com compensação dos dias parados de greve. Após intensas negociações, a Fenaban aceitou compensar 100% dos dias parados dos grevistas, desde que as assembleias fossem realizadas nesta quinta. As mesas específicas de negociação da Caixa e do Banco do Brasil também foram formadas. As reuniões seguiam até o fechamento desta matéria.

Na área do SindBancários, 309 agências ficaram fechadas, totalizando 1.074 em todo o Estado na quarta-feira. Os bancários realizaram um ato de fortalecimento e de convencimento em frente à Superintendência Estadual do Banco do Brasil em Porto Alegre com a participação dos personagens Bankemon.

Nesta quinta, a partir das 10h, haverá um ato em frente à sede da Caixa Federal, na Rua dos Andradas, 1.000, Centro Histórico de Porto Alegre e um almoço coletivo na Casa dos Bancários ao meio-dia.

Nesta quinta-feira, a GREVE dos bancários completa 31 dias. A greve bate a marca da campanha de 2004, primeiro ano da mesa de negociações unificada entre bancos públicos e privados e bate recorde nesse novo modelo. Trata-se da GREVE nacional mais longa. A greve mais longa da categoria na história foi em 1951, com 69 dias de paralisação. No Rio Grande do Sul, a greve mais longa registrada desde 2004 é a do Banriusul em 2013. Foram 42 dias de paralisação.

Assembleias deliberativas

Quinta-feira, 6/10 | 19h

Banrisul: Clube do Comércio

Caixa: Clube do Comércio

Banco do Brasil: Auditório da Casa dos Bancários

Bancos privados: Salão de Festas da Casa dos Bancários

Clube do Comércio: Rua dos Andradas, 1.085, Centro Histórico de Porto Alegre.

Casa dos Bancários: Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre.

Confira a proposta apresentada pela Fenaban

Para 2016

Reajuste de 8% mais abono de R$ 3.500

Vale-alimentação: reajuste seria de 15%

Vale-refeição e auxílio creche/babá: 10%

Licença-paternidade: Passaria para 20 dias

Emprego: Bancos criam centro de realocação e requalificação.

Abono de 100% dos dias de greve. A proposta é condicionada à realização de assembleias até esta quinta, 6/10.

Para 2017

Reajuste de acordo com a inflação (INPC) mais 1% de aumento real para os salários e em todas as verbas.

Agenda de mobilização da GREVE

Quinta-feira, 6/10

10h: Concentração para Ato na Caixa Federal (Rua dos Andradas, 1.000, Centro Histórico de Porto Alegre).

12: Almoço coletivo na Casa dos Bancários (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre).

Crédito foto: Caco Argemi

Fonte: Imprensa SindBancários