Assembleia nacional nesta terça (11) vai avaliar terceirização no Santander

SindBancários convoca trabalhadores e trabalhadoras de sua base, sócios ou não, para votação

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região convida todos os trabalhadores e trabalhadoras do Santander lotados na sua base territorial, associados ou não à entidade, para participarem de assembleia que vai avaliar o processo de terceirização promovido pelo banco espanhol.

A atividade ocorrerá em âmbito nacional nesta terça-feira, 11 de outubro, das 8h até as 20h, por meio do link https://bancarios.votabem.com.br/. Bancários e bancárias do Santander poderão responder as perguntas sobre a terceirização, se posicionando quanto às mudanças unilaterais realizadas pelo banco.

A participação dos funcionários é muito importante, ressalta o secretário-executivo e bancário do Santander, Luiz Cassemiro. “É muito grave o que o banco tem feito, pois estes trabalhadores estão sendo terceirizados fazendo as mesmas atividades que faziam quando eram bancários, porém agora com menos direitos e benefícios historicamente conquistados”, observa.

O dirigente conta que tem dialogado com colegas que estão muito preocupados com a movimentação do Santander. Ele reforça que os trabalhadores não precisam ficar com receio ou medo de se manifestarem na assembleia, afinal, conforme alerta Cassemiro, “se não caminharmos coletivamente contra este absurdo da terceirização, daqui a pouco o Santander pode estar terceirizando gerentes pessoa física e jurídica, entre outros”.

O Santander é um dos bancos mais lucrativos do Brasil, de onde tira aproximadamente 28% de seu lucro mundial. Mesmo assim, é insensível com seus trabalhadores e trabalhadoras brasileiros. O movimento sindical afirma que a terceirização dentro do Santander significa a retirada de direitos e redução de salários de seus funcionários, com vistas a obter ainda mais lucro.

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DENUNCIA TERCEIRIZAÇÕES

Na última sexta-feira (7), mobilizações em todo país denunciaram o processo de terceirização realizado pelo banco, que, desde o fim do ano passado, vem transferindo trabalhadores para outras empresas criadas pelo próprio banco, como STI, SX Negócios, Santander Corretora, F1RST e Prospera. Na segunda-feira anterior (3), cerca de 1,7 mil funcionários da área de manufatura passaram a ser transferidos para outra empresa do grupo, chamada “SX Tools”.

Leia aqui o edital completo da assembleia.

Imprensa SindBancários