Assembleia Geral Ordinária da Anapar elege nova Diretoria

Caroline Heidner, diretora do SindBancários, foi eleita para a diretoria de Saúde Suplementar da associação

Na última sexta-feira, 27 de maio, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Anapar, com apresentação do AnaparPrev, votação de pareceres fiscais e moções, e, eleição da nova Diretoria para o triênio 2022-2025. No dia anterior (26), ocorreu o XXIII Congresso Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e de Beneficiários de Saúde de Autogestão, com debates sobre seguridade social e saúde pública, herança da pandemia para o futuro do país; apresentação da plataforma para a previdência complementar elaborada durante dois meses por um grupo de especialistas no setor e discussão sobre o papel da saúde de autogestão como parceira do SUS e mudanças necessárias para fortalecimento do setor.

A diretora do SindBancários, Caroline Heidner, foi eleita para a diretoria de Saúde Suplementar. A Anapar atua há 21 anos, porém a diretoria de saúde suplementar existe há apenas três. Este é o segundo mandato da pasta.

“Nossa atuação é no recorte das autogestões, ou seja, os planos de saúde sem fins lucrativos mantidos por empresas ou entidades em conjunto com os trabalhadores. É o caso do Saúde Caixa, da Cassi e da Cabergs, por exemplo. Nós defendemos que é necessário formular políticas de fortalecimento das autogestões a partir da ótica dos trabalhadores, entendendo e reafirmando esses planos como um direito dos trabalhadores. Nesse sentido, é fundamental nortear nosso trabalho de representação pelos princípios da autogestão – solidariedade, mutualismo e pacto intergeracional”, destaca ela.

De acordo com a dirigente, o desafio do mandato será articular, em âmbito legislativo, as necessárias alterações na Lei 9.956/1998, a lei dos planos de saúde, bem como monitorar e atuar junto ao PL 7.419/2006. Também construir propostas de efetiva e paritária representatividade dos trabalhadores nos planos de autogestão, com transparência e pleno acesso aos dados financeiros dos planos.

Além disso, conforme explica Caroline, “é urgente construirmos de forma unificada, nas diversas categorias que compõem a Anapar, a defesa da permanência dos aposentados nos planos de saúde de autogestão em condições equivalentes aos usuários da ativa, tanto em relação à cobertura oferecida, quanto em relação ao custeio. Os aposentados vêm sendo atacados especialmente nos processos de privatização das empresas mantenedoras dos planos.”

Conheça os novos diretores:

Sobre a Anapar:
Fundada em 24 de maio de 2001, a Anapar é uma associação de abrangência nacional, que representa todos os participantes das entidades de previdência complementar e os usuários de planos de saúde de autogestão. Tem sede em Brasília e nove representações regionais.

 

Imprensa SindBancários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER