Assembleia do Sindicato põe bancários em alerta

Reunião por videoconferência apontou assembleia para próxima quinta, 27/08, após nova proposta de arrocho salarial da Fenaban rejeitada na mesa

Enquanto a assembleia organizativa do SindBancários abria os espaços para as primeiras manifestações, a videconferência que formou a 11ª rodada de negociação com Fenaban ainda estava aberta, por volta das 18h30, da terça-feira, 25/8.  O Comando Nacional dos Bancários estava reunido para traçar a estratégia posterior a mais um ato de resistência. O Comando voltou a rejeitar na mesa mais uma proposta indecente dos banqueiros, que marcaram nova rodada de negociação para esta quarta-feira, 26/8, às 14h.

Eles tiveram a cara de pau de oferecer reajuste zero em troca de abonos por dois anos, PLR ainda rebaixada pelo mesmo período, mas retiraram da mesa a proposta de gratificações de funções rebaixadas.

Houve avanços ainda insuficientes. Passaram a aceitar instalar Comissão Permanente para debater home office e acenaram com a criação de um sistema que protege bancárias mulheres vítimas de violência doméstica.

Por isso a assembleia organizativa do Sindicato foi fundamental. Ela instaurou um estado de alerta permanente na categoria. O tempo é de ir para as redes sociais, desgastar a imagem dos bancos. E caso a proposta da Fenaban não avance, vamos ter que organizar manifestações diferentes, seguras, que não coloquem em risco a saúde, como a Carreata dos Bancários, no domingo passado, 23/8, que pode se repetir no próximo fim de semana.

Além de organizarem a luta para acompanhar a nova reunião desta quarta-feira, 26/8, entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, a partir das 14h, de novo por videoconferência, os 263 participantes da assembleia organizativa virtual, que teve pico de 191 presenças simultâneas, decidiram fortalecer a luta que vem sendo feita até agora.

A partir das 13h desta quarta-feira, a mobilização será nas redes sociais. O Comando Nacional chamou tuitaço, com a hashtag #BancosExploram para exigir da Fenaban uma proposta decente.

O Sindicato também tomou outra providência. Já está publicado no portal oficial do SindBancários e nas nossas redes sociais, edital de convocação dos bancários da base do Sindicato para deliberar e decidir sobre uma possível nova proposta da Fenaban, em assembleia, a partir das 19h, da quinta-feira, 27/8.

Leia aqui edital de convocação da assembleia da quinta-feira, 27/8 

O presidente em exercício do SindBancários, Luciano Fetzner, contou em detalhes o contexto da mesa de negociação com os banqueiros, da qual participou por toda a tarde, e lembrou das dificuldades impostas pelas reformas realizadas desde 2016 e pela pandemia do novo coronavírus. Esta última, lembrou Luciano, dificulta a organização de atos físicos nas ruas, efetiva forma de os bancários desgastarem a imagem dos banqueiros quando as mesas de negociação empacam.

“Em março, não imaginávamos que o pico da Covid-19 aqui no Estado ia até setembro. A cada mês tivemos que reorganizar nosso calendário em função da pandemia. Temos que fortalecer nossa militância virtual e desgastar a imagem dos bancos. Os bancos gastam bilhões porque querem a imagem de quem pagou o auxílio emergencial e não de quem demorou para pagar. Os bancos querem passar a imagem de quem atende bem e não de quem demorou para atender as pessoas nas filas durante a pandemia”, avaliou Luciano.

O diretor da Fetarfi-RS e também integrante do Comando Nacional dos Bancários, Juberlei Bacelo, lembrou da conjuntura complicada neste momento em que os trabalhadores bancários “estão contra a parede” e a seis dias de terminar a vigência da atual CCT, cuja validade expira em 31 de agosto.

“Os bancos estão usando o fim da ultratividade com a Reforma Trabalhista em 2017 para nos pressionar e afunilar a negociação. Começamos a pedir a ultratividade em março. Querem colocar a categoria contra a parede. A categoria precisa ficar de prontidão”, exaltou Juberlei.

Fonte: Imprensa SindBancários

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER

Luciano Fetzner Barcellos
(Banrisul)
PRESIDENTE

Tags

Filiado à Fetrafi/RS, Contraf/CUT e CUT
Rua General Câmara, 424-Centro / CEP:90010-230 /
Fone: 51-34331200

Porto Alegre / Rio Grande do Sul / Brasil

Categorias

Categorias

Categorias