Assembleia do Santander decide sobre PLR e banco de horas negativo

Leia edital de convocação, saiba como e por que votar na assembleia virtual da quinta, 3/9, e participe de plenária de esclarecimento para tirar dúvidas nesta quarta-feira, 2/9, às 18h

Todos os colegas da base do SindBancários empregados do Santander e da Aymore Crédito, Financiamento e Investimento estão convocados a votar em assembleia virtual das 8h às 20h, da quinta-feira, 3/9. A votação ocorrerá pela plataforma Vota Bem. Para tirar dúvidas, o SindBancários fará uma plenária de esclarecimento pela plataforma Zoom, às 18h da quarta-feira, 2/9.

Leia o edital de convocação ao final desta matéria.

Os colegas irão decidir sobre a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de compensação de horas negativas, com vigência de 1º de abril de 2020 a 31 de dezembro de 2021. A decisão também envolve estabelecer regime especial para compensação de horas negativas no período de 12 meses, a partir de janeiro de 2021.

A diretoria do SindBancários e o movimento sindical indicam a aprovação das propostas de Acordos Coletivos de Trabalho que estão em votação na assembleia. Após solicitação da Comissão de Organização dos Empregados (COE/Santander), o banco anunciou a antecipação do pagamento integral da PLR Santander para 30/9, uma vitória dos representantes dos trabalhadores.

O diretor do SindBancários e funcionário do Santander, Luiz Cassemiro, acrescentou que se trata de uma proposta construída coletivamente e que leva em consideração os problemas enfrentados durante a pandemia do novo coronavírus.

“A questão do banco de horas gerava grande preocupação nos colegas do grupo de risco em relação ao tempo que estavam fora da agência. A COE/Santander conseguiu chegar a um consenso, inclusive garantindo um redutor dessas horas negativas e um período de compensação”, salientou Cassemiro.

Na mesma assembleia, os colegas, sócios e não sócio do SindBancários, irão decidir sobre ACT de regramento da antecipação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) do exercício de 2020, com vigência de 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020.

Em razão de o sistema Votar Bem só permitir a decisão por voto, o Sindicato tomou a iniciativa de buscar conversar com os colegas antes de votarem para que possam tomar uma decisão informada. Por isso, a partir das 18h desta quarta-feira, 2/9, dirigentes do Sindicato esperam os colegas na plenária virtual na plataforma ZOOM. Saiba como participar mais abaixo nesta matéria.

O sistema de consulta para assembleia Vota Bem virou um dispositivo decisivo de transparência e garantia da decisão participativa e democrática em tempos de pandemia do novo coronavírus. Colocamos esse sistema à disposição dos colegas a partir do Decreto número 6 de 20 de março de 2020 que impõe restrições às aglomerações como as nossas assembleias presenciais e permite que as assembleias sejam realizadas de forma virtual.

Participe da Plenária de Esclarecimento

Nesta quarta-feira, 2/9, a partir das 18h, o Sindicato organizou uma plenária virtual de esclarecimento aberta via aplicativo ZOOM. Faremos uma avaliação coletiva sobre o que representam esses Acordos Coletivos sobre os quais tomaremos decisões por voto em assembleia virtual.

Participe e tire suas dúvidas com os dirigentes sindicais. Tome uma decisão bem informada.

Para acessar a plenária virtual de esclarecimento na plataforma Zoom, às 18h desta quarta, 2/9, é preciso clicar no link abaixo:

ID da reunião: 876 7024 6240

Senha de acesso: 359626

> Baixe o app do da plataforma Zoom. (https://zoom.us/download)

> Coloque seu nome completo para facilitar a identificação e para ser recebido na assembleia por videoconferência do SindBancários.

Como votar no sistema Vota Bem

Das 8h às 20h da quinta-feira, 3/9, estará disponível o sistema de votação nacional unificado Vota Bem (https://bancarios.votabem.com.br/).

É fácil votar!

> Digite sua matrícula funcional

> Seu CPF

> Data de nascimento

Resultado da votação da assembleia

O resultado da votação será informado no site do Sindicato para a sua base. Os bancários da base do Sindicato votarão numa plataforma que reúne os colegas de todo o país.

Leia a íntegra do ACT da PLR do Santander

Leia a íntegra do ACT de banco de horas negativo

Leia a íntegra do Acordo de PLR da Aymore Financeira

Veja seus principais pontos:

– Período de acumulação: de 01 de abril de 2020 a 31/12/2020

– Período de compensação: de 01/01/2021 a 31/12/2021

– Não terá meta de compensação

– Está vetado desconto em folha de pagamento das regras acumuladas em virtude da pandemia até 31/12/2021

– O banco aplicará o percentual redutor de 10% mensal sobre as horas a compensar. Em janeiro de 2021, o banco informará individualmente para o trabalhador quantas horas ele tem a compensar

– Está vetado o desconto das horas não compensadas em casos de demissão sem justa causa e por aposentadoria

– Todos os trabalhadores demitidos em agosto que tiveram desconto de horas em sua rescisão terão creditados em suas contas o valor integral dessas horas

– As horas trabalhadas em finais de semana e feriados não serão compensáveis e sim pagas.

Entenda antecipação e a regra da PLR que o banco vai pagar até 30/9

O acordo específico do Santander permite ao banco antecipar o pagamento da regra integral da PLR para 30 de setembro.

Portanto, caso aprovado, o pagamento ocorrerá da seguinte forma: 90% do salário + parcela adicional de R$ 2.457,29 + parcela fixa de 2.457,29 (correspondente ao lucro do primeiro semestre de 2020), com o teto de R$ 13,182,18.

Se o acordo for aprovado, o Santander creditará, também em 30 de setembro, o PPE correspondente ao primeiro semestre de 2020.

O PPE é um bônus pago a apenas algumas áreas do banco que são elegíveis. Pelo acordo, o Santander efetuará o pagamento até 3 de março de 2021 do PPRS (Programa de Participação nos Resultados Santander) + a diferença nas parcelas adicionais e fixas correspondente ao lucro do segundo semestre.

Lembrando que sobre este pagamento inside IR conforme tabela vigente na legislação atual.

EDITAL ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Porto Alegre e Região inscrito no CNPJ/MF sob o nº sob o nº 92.831.650/0001-05, Registro sindical nº SD57281 por seu presidente abaixo assinado, convoca todos os empregados do BANCO SANTANDER (BRASIL) S/A  e da  AYMORE CREDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S/A, sócios e não sócios, da base territorial deste sindicato, para a assembleia extraordinária específica que se realizará de forma remota/virtual durante o período das 8 horas até às  20 horas do dia 3 de setembro de 2020, na forma disposta no site (www.sindbancarios.org.br) onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca da seguinte pauta: Apreciação e deliberação sobre a proposta para celebração de Acordo Coletivo de Trabalho, com vigência de 1º de abril de 2020 a 31 de dezembro de 2021, para estabelecer regime especial para compensação de horas negativas no período de 12 meses,  a partir de janeiro de 2021 e Apreciação e deliberação sobre a proposta para celebração de Acordo Coletivo de Trabalho Aditivo – Ratifcador do PPRS 2020/2022, para regrar antecipação da Participação nos Lucros ou Resultados – PLR, referente ao exercício de 2020, com vigência de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020, ambos a serem celebrados com o Banco Santander (Brasil) S/A e Aymoré Crédito, Financiamento e Investimento S/A.

Porto Alegre, 1º de setembro de 2020.

Luciano Fetzner Barcellos

Presidente do SindBanbcários