Assembleia define datas da eleição 2020 do Sindicato

Por ampla maioria, bancários(as) elegem Comissão Eleitoral e decidem que votação começa em 24 de agosto

Uma assembleia virtual definiu por ampla maioria na noite da segunda-feira, 13/7, o calendário eleitoral do SindBancários e elegeu a Comissão Eleitoral. Dos 93 votos computados ao final da assembleia, 89 foram favoráveis à eleição da Chapa 1 para a Comissão Eleitoral e para o calendário proposto em edital.

Com essa decisão, os(as) bancários(as) associados(as) da base do SindBancários irão votar na eleição da próxima diretoria 2020-2024 das 8h de 24/8 até as 18h de 26/8.

Os integrantes eleitos da Comissão Eleitoral são: Sérgio Rogério Moreira Hoff, Sandro Gilberto Moreira Cheiran, Célia Margit Zingler, Cássio Felipe Galvão Bessa e Fábio Soares Alves.

Além desses 5 nomes que representaram a Chapa 1 na assembleia eleitoral, cada chapa que vier a se inscrever para concorrer às vagas da diretoria irá indicar um nome para compor a Comissão Eleitoral como representante de chapa.

A assembleia virtual de eleição foi realizada através da plataforma Zoom Meetings. A mesa de abertura foi composta pelo presidente em exercício do SindBancários, Luciano Fetzner, pelo diretor do Sindicato e Secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkher e pelo Secretário-Geral em Exercício, Luis Gustavo Soares, que leu a íntegra do edital de convocação à assembleia eleitoral.

Foi uma assembleia tranquila. Todos tiveram oportunidade de expor suas opiniões e foram contemplados com seus pedidos de intervenção e críticas. Mais uma vez, a plataforma que escolhemos para realizar nossas assembleias e reuniões a distância se mostrou eficiente”, avaliou Luciano.

Segundo o presidente em exercício do SindBancários, a pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social impedem que se realizem aglomerações, conforme Decretos Nacional e Estadual, o que leva o Sindicato a optar por um processo eleitoral eletrônico.

Já havíamos realizado a assembleia de prestação de contas e ouvido dos participantes críticas e elogios sobre as ferramentas adotadas pela entidade para seguir-se encaminhando as decisões coletivas da categoria. Podemos dizer que temos aprendido muito com essas novas tecnologias. As primeiras experiências serviram de laboratório para que pudéssemos aperfeiçoar os processos virtuais, que também terão que ser utilizados na campanha salarial que se avizinha”, acrescentou o presidente em exercício.

O diretor da CUT-RS, Ademir Wiederkher, alertou para a importância de o processo eleitoral ocorrer numa data anterior às decisões sobre a Campanha Nacional 2020 dos(as) bancários(as). “Com a pandemia, os bancos continuam ganhando. Os bancários continuam resistindo com sua luta. Nossa luta será garantir os empregos e enfrentar o desafio de regrar o teletrabalho para que não seja como os bancos querem”, salientou.

O Sindicato vai publicar um edital elaborado pela comissão eleitoral dando início ao prazo de inscrição de chapas e que deve observar os prazos e condições estabelecidas nos estatutos do Sindicato. Este edital será publicado no portal oficial do SindBancários e em jornal de grande circulação.

Fonte: Imprensa SindBancários