Em ação criminosa considerada “cinematográfica”, uma quadrilha estacionou um ônibus e um táxi no meio da Avenida Getúlio Vargas, na área central de Alvorada, como barreira contra a ação policial, na madrugada da quinta-feira, 16/06, enquanto arrombava agência do Itaú. Foram pelo menos oito criminosos armados que arrombaram o prédio do banco, com o objetivo aparente de levar o cofre, mas o assalto foi frustrado.
Emissão de fumaça
O sistema de segurança funcionou, com alarme e emissão de fumaça espessa, o que impediu a visão por um período. Com isto, os assaltantes desistiram do roubo e fugiram em um Toyota Corolla e uma Mercedes-Benz Sprinter.
Aumento da criminalidade
Após dois meses de uma pequena baixa nos número de ataques a bancos e caixas eletrônicos, a criminalidade no estado voltou a agir com intensidade, registrando aumento de assaltos a agências e casos de “saidinha”, com ataques aos clientes que deixam as unidades bancárias.
Sartori abandona segurança pública.
A política recessiva do Governo Sartori, de salários congelados e parcelados, junto com o sucateamento de materiais e viaturas, vem prejudicando a ação da BM e a segurança de gaúchos e gaúchas. Para completar, dos 2.500 novos brigadianos aprovados em concurso público no final de 2014, apenas 200, aproximadamente, foram chamados pelo governo. O mesmo acontece com a Polícia Civil e Susepe. Enquanto isso, todos os meses, dezenas de PMs se aposentam ou deixam a corporação.
“Ao invés de colocar os efetivos da Brigada para combater o banditismo e os assaltos, Sartori manda a polícia prender e bater em estudantes que, no fundo, estão lutando por melhores escolas e por salários justos para seus professores”, destacou o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.