Assaltantes atacam terminais do Banrisul em Lagoão e Porto Alegre

Com a redução de recursos do governo Sartori para áreas fundamentais do estado, como a Segurança, está em alta a temporada de ataques a agências bancárias em todo o Rio Grande. Na madrugada desta quarta-feira (8), foi a vez da agência do Banrisul (foto) em Lagoão, na Região Central. Os ladrões explodiram dois terminais de autoatendimento e também conseguiram entrar no interior da agência, mas a Brigada Militar e a Polícia Civil, que investigam o caso, ainda não sabem se a quadrilha conseguiu arrombar o cofre. Além disso, criminosos também arrombaram um caixa eletrônico do Banrisul em uma loja de conveniência de um posto de combustíveis na rua Souza Reis, bairro São João, em Porto Alegre. Para isso, eles abordaram um frentista e o trancafiaram. Depois arrombaram uma janela nos fundos da loja e chegaram ao caixa eletrônico, aberto com maçarico.

Lagoão

Na cidade de Lagoão havia apenas um brigadiano de plantão, que precisou pedir apoio às guarnições de cidades vizinhas, como Sobradinho e Segredo. Os ladrões fugiram e a polícia vai examinar as gravações das câmeras de segurança. Enquanto aumenta em ritmo acelerado o número de crimes – levando risco em especial à categoria bancária – o governo estadual se recusa a nomear os 2.500 policiais militares e os 650 policiais civis aprovados em concurso público em 2014.

Marcha dos policiais

Não é sem razão que, ontem (7), mais de 12 mil servidores da segurança pública – BM, PC, Susepe e Instituto Geral de Perícias – percorreram o Centro de Porto Alegre e fizeram grande manifestação em frente ao Palácio Piratini, denunciando o desmonte do setor, o que inclui o projeto de lei estadual que pretende congelar os aumentos salariais aprovados no último governo.