Areal da Baronesa do Futuro homenageia luta dos bancários com muita alegria e animação

Mesmo com chuva, centenas de pessoas se reuniram na Praça Garibaldi

Mesmo toda chuva que caiu em Porto Alegre no sábado, dia 9, foi capaz de afastar a alegria, disposição e animação do desfile do bloco do Areal da Baronesa do Futuro, que homenageou a história de luta dos bancários. Centenas de pessoas se reuniram na Praça Garibaldi para confraternizar e mostrar que carnaval e resistência não são tão diferentes assim.

Alias, o Areal da Baronesa do Futuro, bloco de rua que também é quilombo, mostra na prática que a maior festa popular brasileira pode mudar realidades. É por isso que promove um projeto social para jovens de 5 a 17 anos, através de uma oficina de percussão.

“A história dos bancários e do Areal se misturam, pois são histórias de resistência, de uma luta constante e muitas vezes desigual, por um mundo melhor e mais justo”, observou o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

Já o secretário-geral do SindBancários, Luciano Fetzner, se diz surpreendido pelo número de pessoas que vieram fazer a festa com o bloco. “Mesmo com a chuva, bancários compareceram”, analisou.

.: Quer saber um pouco mais sobre o Areal? O bloco foi destaque no programa Jornal do Almoço. Veja como foi

Confira o samba enredo do Areal, que homenageou o SindBancários e a luta da categoria em 2019

“SindBancários é resistência, é Areal
Nossa luta é permanente
mesmo sendo desigual

Nossa espinha não se verga,
nossa cabeça não baixa.
Rebeldia é nosso selo,
O amor é nossa marca.

Por turvos que sejam os dias.
Não mudarão nossas crenças.
No sol da fraternidade.
No brilho da igualdade