Aposentados do Santander debatem situação do Banesprev e Cabesp nesta quinta

O SindBancários e a Associação Gaúcha dos Aposentados do Banespa (Agabesp) debatem nesta quinta-feira, 26/05, a partir das 14h, a situação do Banesprev e da Cabesp, em reunião específica no auditório do Sindicato (Rua General Cãmara, 424), no Centro Histórico de Porto Alegre. Participam o presidente da Afubesp, Camilo Fernandes, e a diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo e presidente mundial da UNI Finanças, Rita Berlofa. Ambos têm participado das negociações com o Santander e das mobilizações dos trabalhadores e aposentados.

A reunião ocorre às vésperas das assembleias gerais ordinárias do Banesprev e da Cabesp, que acontecerão no próximo sábado, 28, no E.C. Banespa de São Paulo.

Banesprev

Os participantes do Banesprev se reunirão, às 8h30, para analisar e deliberar sobre as demonstrações financeiras de 2017 e a proposta orçamentária para 2018. Também será deliberado sobre o Plano de Custeio do Plano II.

Também participará do início da reunião o advogado Ricardo Só de Castro, que falará sobre o andamento da ação judicial movida pela Afubesp, Contraf-CUT, Sindicato de São Paulo e Fetec-CUT/SP contra o Santander, cobrando o aporte do chamado “serviço passado” ao Plano II do Banesprev.

Cabesp

Já os associados da Cabesp se encontrarão, no mesmo local, às 13h, para discutir e votar igualmente a prestação de contas de 2017 e a previsão orçamentária de 2018.

Um dos assuntos que estará em pauta na reunião é o acordo construído pela Afubesp, sindicatos da Contraf-CUT, Afabesp e Abesprev com a Cabesp e o Santander sobre o equacionamento do déficit operacional, que no ano de 2016 foi de R$ 437,6 milhões.

Clique aqui para acessar o acordo

Expectativas

Trata-se de uma baita oportunidade para tirar dúvidas sobre os dois principais patrimônios dos funcionários e aposentados do Banespa, que era o maior banco estadual do país e foi privatizado na gestão entreguista dos tucanos, em 2000”, afirma o diretor do SindBancários e secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr. “Temos que continuar resistindo com firmeza na defesa do Banesprev e da Cabesp e dos nossos direitos”, destaca.

A continuidade do Banesprev é fundamental para garantir a complementação das aposentadorias e pensões e manter a qualidade vida dos banespianos, assim como a perenidade da Cabesp é essencial para assegurar melhores condições de saúde”, salienta o diretor do SindBancários, Paulo Stekel.

O presidente da Agabesp, Paulo Cardoso, espera um grande comparecimento dos aposentados, anunciando que participarão inclusive vários colegas que residem em Caxias do Sul e outras cidades do interior gaúcho. “Não podemos perder este momento especial para discutir a realidade do Banesprev e da Cabesp e reafirmar a luta em defesa dos nossos direitos”, conclui.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER