Aposentados do Banespa no RS pressionam Cabesp para manter direitos no convênio com Unimed

Convênio foi implantado em setembro sem qualquer negociação com os sindicatos e as associações

Os funcionários e aposentados do antigo Banespa, residentes no Rio Grande do Sul, encaminharam um abaixo-assinado para a diretoria da Caixa Beneficente dos Funcionários do Banespa (Cabesp), em São Paulo. Eles cobram a manutenção dos seus direitos de assistência médica frente ao convênio com a Central Nacional Unimed (CNU), implantado em setembro sem qualquer negociação com os sindicatos e as associações.

O documento, contendo 105 assinaturas obtidas em apenas uma semana, foi entregue em mãos nesta terça-feira (14) pelo presidente da Afubesp, Camilo Fernandes, ao diretor administrativo da Cabesp, Wagner Cabanal Mendes. Ele recebeu o abaixo-assinado em nome da presidente Maria Lúcia Ettore do Valle e repassou cópias aos diretores financeiro, Sérgio Kiyoshi Hirata, e de operações Eliane Cristina Pereira do Carmo Celestino.

A remessa foi feita via Sedex pelo presidente da Associação Gaúcha dos Funcionários Aposentados do Banespa (Agabesp), Delvino Simion.

Antes da Unimed, os colegas e seus dependentes eram bem atendidos, desde a década de 1990, pela rede da Caixa de Assistência dos Empregados do Banrisul (Cabergs), através de um convênio de reciprocidade.

Mobilização

Um dos problemas que já foram verificados é a falta de atendimento de emergência nos hospitais Mãe de Deus e Moinhos de Vento, em Porto Alegre, o que deixou os colegas indignados. “Não podemos permitir a retirada de direitos. Todo associado da Cabesp, onde estiver, tem direito a assistência de saúde de qualidade”, ressaltou o conselheiro da Afubesp e secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr.

O diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e representante do RS na Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Luiz Carlos Cassemiro, manifestou todo apoio à iniciativa dos colegas, sendo que uma listas do abaixo-assinado ficou à disposição para a coleta de adesões na portaria da entidade.

“Estamos juntos na luta para cobrar respeito e dignidade do Santander, buscando preservar direitos e evitar retrocessos”, destacou Cassemiro, lembrando que o SindBancários obteve liminar contra o Banesprev, impedindo a campanha junto aos colegas de Porto Alegre para a migração ao Novo Plano CD, que visa reduzir as obrigações do banco e diminuir os benefícios dos participantes.

Camilo, que coordenou uma reunião virtual com os associados da Afubesp no Rio Grande do Sul no dia 23 de novembro, salientou a importância do abaixo-assinado e espera que as justas reivindicações apresentadas sejam prontamente atendidas. “A Cabesp não pode retirar direitos de quem mora fora do estado de São Paulo e precisa, isto sim, garantir atendimento de qualidade para todos os associados e seus dependentes”, disse o presidente da Afubesp.

Leia a íntegra do abaixo-assinado!

À

CABESP

Presidência

Maria Lúcia Ettore do Valle

São Paulo – SP

Prezada Senhora,

Nós, associados da CABESP residentes, no Rio Grande do Sul, abaixo assinados, diante da recente implantação do convênio com a CNU-Unimed, sem qualquer diálogo e sem negociação com os Sindicatos e as Associações que nos representam, vimos reivindicar:

1) garantia de manutenção do atendimento de EMERGÊNCIA/URGÊNCIA em todos os hospitais conveniados, especialmente os hospitais Mãe de Deus e Moinhos de Vento, em Porto Alegre, que deixaram de prestar essa assistência, após décadas de utilização através da CABESP e, ultimamente, pela CABERGS. Sentimos um forte prejuízo na perda desse atendimento, dado que a maioria dos Associados sempre utilizou essas Instituições, onde possuem históricos de atendimento e tratamento, registrados em prontuários individuais, os quais servem de apoio nas avaliações de emergência/urgência, tão importantes para evitar que o quadro do paciente se agrave, evitando assim consequências mais graves e/ou até fatais.

2) manutenção/continuidade de todos os tratamentos de saúde em andamento com médicos conveniados da CABERGS por mais dois anos.

3) manutenção do convênio de reciprocidade da CABESP com a CABERGS por tempo indeterminado, sem prejuízo da implementação do convênio com a CNU-Unimed.

4) agilidade no processo de autorização para a realização de procedimentos médicos, evitando demoras e riscos à saúde dos associados e seus dependentes.

Como os demais associados da CABESP, além de décadas de contribuição, ressaltamos que temos direito à atendimento de saúde de qualidade e não podemos sofrer perdas ou prejuízos nessa qualidade de atendimento, até então sempre disponibilizados pela própria CABESP ou através da reciprocidade com a CABERGS.

A proteção da vida está em primeiro lugar!

Rio Grande do Sul, novembro de 2021.

Texto: Ademir Wiederkehr/CUT-RS

Fonte: SindBancários