Antes tarde do que mais tarde

Depois que quase 600 mil brasileiros mortos, o Banrisul finalmente atende reivindicação dos dirigentes sindicais e realiza processo de licitação para comprar máscaras PFF2

Elas são os chamados EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), considerados por cientistas, por órgãos de proteção à vida e à saúde como os mais eficientes no combate ao novo coronavírus. Se colocarmos na conta da ciência e não de tratamentos que não têm eficácia comprovada, as máscaras PFF2 salvaram milhões de vidas pelo Brasil e pelo mundo durante a pandemia.

Preste bem atenção para as datas. O Estado de emergência em razão da pandemia foi decretado em março no Brasil. E o Banrisul depois de poucos mais de um a no e cinco meses finalmente resolveu comprar esse tipo de máscara para distribuir entre os Banrisulenses.

Aqui vale aquele ditado antigo. Antes tarde do que nunca. mas, no caso da pandemia, antes tarde do que mais tarde.

Devemos, no entanto, botar as responsabilidades sobre ombros de quem as realmente teve. Neste caso, o movimento sindical ligado ao Banrisul foi um divisor de águas nessa conquista dos(as) bancários(as) do banco público dos(as) gaúchos(as). Desde que a pandemia começou, dirigentes da Fetrafi-RS, do SindBancários e de Sindicatos do Interior c0braram a distribuição pelo banco de EPIs certificadas.

E mais recentemente, a PFF2 passou a figurar como a máscara recomendada pelos especialistas para o banco. Os dirigentes, nas mesas permanentes de Covid-19, com o Banrisul, registraram a demanda e passaram a insistir na importância de preservar a integridade e proteger a saúde dos Banrisulenses com a distribuição gratuita de máscaras PFF2.

A compra encontra-se no processo de licitação pelo Banrisul. Esse modelo de máscaras retém em torno de 98% de partículas que caem sobre ela, segundo a medição do Instituto de Física da USP. Ela protege pelo menos duas vezes mais que as máscaras de algodão, que até então eram distribuídas pelo Banrisul aos seus funcionários.

O mpovi8mento sindical irá buscar acompanhar o processo de licitação, uma vez que se teve notícias da abertura de processo licitatório depois da terça-feira, 17/8, quando os dirigentes cobraram o presidente do Banrisul, Claudio Coutinho, durante a sabatina pela qual ele passou na Assembleia Legislativa para explicar o fato-relevante que põe em risco a condição pública da Banrisul Cartões.

A utilização destas máscaras mais seguras é fundamental para ampliar a proteção dos bancários que estão na linha de frente, prestando atendimento no interior das agências. Os(as) dirigentes lembram que cabe aos(às) bancários(as) também fazer a sua parte no enfrentamento da Covid-19, exigindo o cumprimento dos protocolos negociados e acordados com os bancos.

Em tempos de pandemia, os(as) bancários(as) em trabalho presencial sentem-se mais seguros com o uso de máscaras certificadas, o que pode dar mais confiança para a realização de negócios. Dequalquer movo, é um avanço que o Banrisul finalmente

O SindBancários, além do Banrisul, tem cobrado de todos os bancos a compra de máscaras certificadas que garantam maior segurança à saúde e à vida dos(as) trabalhadores(as). O Sindicato, inclusive, tem uma campanha de comunicação que solicita aos bancos e dá até dicas de onde comprar máscaras a preços mais acessíveis.

Saiba aqui por que as máscaras PFF2 são fundamentais para a proteção da saúde e da vida dos(as) bancários(as)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER