Após casos de Covid, SindBancários fiscaliza adoção de protocolos sanitários em agências da Caixa

Mutirão de fiscalização foi realizado na manhã da segunda-feira, em Porto Alegre

Um mutirão de dirigentes sindicais do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) compareceu à agência Intercap da Caixa Econômica Federal, na Avenida Bento Gonçalves, na manhã desta segunda-feira (17), para verificar o cumprimento dos protocolos sanitários de combate ao coronavírus.

A inspeção ocorreu após a confirmação de quatro casos de covid-19 na unidade. Os funcionários positivados já foram afastados e o funcionamento da agência está ocorrendo de forma contingenciada, mesmo após a sanitização do local.

A diretora da Fetrafi-RS, Sabrina Muniz, avalia que o momento é de alerta e muita atenção. “São muitos casos reportados em um curto período, o que pode culminar em situações complexas como foi o caso da agência Intercap. Tomamos conhecimento da situação no final de semana e já iniciamos a interlocução com os gestores, afim de garantir a segurança dos colegas e clientes”, pontua a diretora, que considera a situação delicada, porém controlada.

Na sexta-feira, dia 15 de janeiro, o SindBancários encaminhou um ofício para superintendência regional do banco solicitando a adoção de medidas para conter o vírus nos locais em que ele foi identificado e o mapeamento de positivados.

“Mesmo sem termos esse mapeamento fornecido pela Caixa, estamos permanentemente vigilantes, monitorando todos os casos suspeitos que tomamos conhecimento”, explica Sabrina.

Nove afastados em Cachoeirinha

Além da agência Intercap, outros nove casos suspeitos foram registrados na sede da Caixa em Cachoeirinha. O Sindicato está apurando as denúncias recebidas e deve realizar uma visita ao estabelecimento em breve.

“Não podemos perder de vista que a Caixa sofreu uma enorme redução no número de empregados nos últimos anos, de forma que os afastamentos por Covid, que, por óbvio, devem ser feitos, impactam nas condições de trabalho dos demais colegas das agências. É necessário que as unidades sejam fechadas quando os afastamentos comprometerem a capacidade de atendimento. Já temos colegas se afastando por Síndrome de Bournout, que, por sinal, acaba de ser reconhecida como doença ocupacional”, aponta Caroline Heidner, diretora de Financeiras e Terceirizadas do Sindicato e funcionária da Caixa.

Não tenha medo da covid, fale com o Sindicato!

O Sindicato dos Bancários pede a todos os trabalhadores que encontrarem situações semelhantes em seus locais de trabalho para entrarem em contato. A denúncia é fundamental para que a entidade possa cobrar dos bancos soluções imediatas.

“Os trabalhadores da Caixa estão de parabéns, pois mesmo diante da crise sanitária, seguem realizando suas tarefas. O Sindicato continuará presente, acompanhando a aplicação de todos os protocolos sanitários, de forma que seja garantido ao funcionário o bem-estar físico e psicológico”, destaca o diretor Guaracy Padilla, que, também esteve presente na vistoria e enfatiza a receptividade dos bancários da Intercap.

Texto: Marcus Perez com revisão de Manoela Frade

Imprensa SindBancários