Animal Político entra em cartaz no CineBancários

Dirigido por Tião, Animal Político estreia no CineBancários no dia 8 de junho, distribuído pelo Projeto Sessão Vitrine Petrobrás e fica em cartaz nas sessões das 17h. Com uma vida confortável numa grande cidade, com família e amigos queridos, uma rotina de compras, restaurantes e academia, até que, às vésperas do Natal, um vazio toma conta e a vida passa a não fazer sentido. Esse mote pode ser mais do que um roteiro de um filme, como também um resumo da vida de muita gente. Mas o que é bem mais inusitado nessa história é que a crise em questão é vivida por uma vaca.

Nosso cinema funciona de terça a domingo e os ingressos podem ser adquiridos no local ou no site ingressos.com a R$10,00. Estudantes, idosos, pessoas com deficiência, bancários sindicalizados e jornalistas sindicalizados pagam R$5,00. Aceitamos os cartões Banricompras, Visa e Mastercard.

SOBRE O FILME
O filme bem-humorado e irônico é o primeiro longa-metragem do diretor pernambucano, que já foi premiado na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes pelos curtas “Muro“ (de 2008) e “Sem Coração“ (de 2014). “Pensar no que é a vaca passa por uma questão social clara e básica. Como a gente é uma coisa só, uma só espécie e, ao mesmo tempo, pode ser tão separado? Queria falar de uma entidade humana, torná-la a mais ambígua que eu conseguisse”, explicou o diretor, durante participação no Festival de Tiradentes em 2016.

Rodado entre 2010 e 2013, em Pernambuco e na Paraíba, o filme traz a vaca como uma representação da humanidade, da sua necessidade material e de estar cercada de pessoas e, ao mesmo tempo, o sentimento de solidão e infelicidade que a cerda. “Coloquei essa vaca para que as pessoas olhassem as banalidades das nossas situações com algum distanciamento“, disse o diretor em entrevista à Folha de S.Paulo.

Além de Cerveja, o nome real da vaca protagonista, o filme contou com trabalho fundamental do elenco, que deu “voz“ aos personagens. Entre eles, o ator Rodrigo Bolzan, que foi o responsável por “dar vida“ aos pensamentos do animal.

*Nossa sala agora é parceira do Sessão Vitrine Petrobras em Porto Alegre, destinando permanentemente sua sessão diária das 17h a um lançamento nacional que ficará em cartaz por duas semanas. O Sessão Vitrine Petrobras é um projeto de distribuição coletiva da Vitrine Filmes, que tem como objetivo levar ao público um cinema de qualidade, original, que retrata a cultura do país e que se destaca nos principais festivais brasileiros e internacionais. Mais de vinte cidades brasileiras fazem parte do projeto, fortalecendo assim o circuito alternativo nacional, ao mesmo tempo em que investe na formação de novas plateias.

SINOPSE
Uma vaca tenta se convencer de que é feliz. Numa noite, véspera de natal, a vaca confronta-se com uma sensação forte de vazio, algo estranho que ela nunca havia sentido. A crise a faz começar uma jornada por iluminação, em busca do seu verdadeiro eu.

SOBRE O DIRETOR
Tião é um dos fundadores da Trincheira, produtora com base em Recife. Dirigiu os filmes Eisenstein (2006), Muro (2008) e Sem Coração (2014). Os dois últimos receberam prêmio de melhor curta-metragem na Quinzena dos Realizadores, em Cannes. Com o Muro ganhou ainda o Grande Prêmio Cidade de Vila do Conde (Portugal), enquanto Sem Coração foi escolhido como melhor curta no Festival de Brasília de 2014. ANIMAL POLÍTICO é seu primeiro longa-metragem.

PRÊMIOS E FESTIVAIS
Prêmio especial do Júri do Festival Internacional du Film Indépendent de Bordeaux
Prêmio revelação no festival luso-brasileiro de Santa Maria da Feira
19ª Mostra de Cinema de Tiradentes (Mostra Aurora, 2016)