Anapar realiza plenária estadual no próximo sábado, 30/4, em Porto Alegre

A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar) promove uma plenária estadual, no próximo sábado, 30/4, às 10h, no auditório da Casa dos Bancários (General Câmara, 424, Centro Histórico) sede do SindBancários, onde serão eleitos os delegados ao XVII Congresso Nacional de Participantes e à Assembleia Geral anual, marcados para os dias 19 e 20 de maio, em Belo Horizonte.

Também estará na pauta do encontro a apreciação de propostas e sugestões, além de indicações de candidatos para as próximas eleições da Anapar. O evento é aberto a todos os participantes de fundos de pensão do Rio Grande do Sul.

O congresso vai debater a conjuntura econômica e os reflexos nos fundos de pensão. Entre os temas destacam-se a elaboração da política de investimentos, processo decisório para escolha de investimentos, governança e atuação dos representantes dos participantes na gestão dos recursos garantidores. Haverá ainda um painel para debater a sustentabilidade da Previdência social.

Ataques aos fundos de pensão e aos participantes

“Trata-se de um momento importante de debate e mobilização dos participantes, pois os fundos de pensão estão sendo atacados pela mídia golpista e plutocrática. Déficit não é rombo, mas sim o resultado decorrente de vários fatores, como o desempenho e a gestão dos investimentos e o crescimento do passivo atuarial”, afirma o secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr.

Outro tema que preocupa os participantes é a aprovação no último dia 6 do PLS 388/2015, relatado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG). O projeto define novas regras para os fundos de pensão de empresas públicas, que são altamente prejudiciais à participação dos trabalhadores e à transparência na gestão.

De acordo com o projeto, os participantes serão excluídos da diretoria executiva dos fundos de pensão, sendo que atualmente podem eleger democraticamente a metade dos cargos estabelecidos. Além disso, será reduzido a um terço a eleição de representantes nos conselhos deliberativo e fiscal, acabando com a paridade hoje existente. O PLS 388/2015 seguiu para apreciação da Câmara dos Deputados.

“Esse projeto tem que ser alterado durante a tramitação na Câmara, pois significa um enorme retrocesso, na medida em que destroi a representação dos participantes na gestão dos fundos de pensão”, ressalta Ademir.

Confira a programação da plenária estadual:

9h30 – Credenciamento;

10h – Abertura e aprovação do Regimento Interno da plenária;

10h15 – Painel com dirigentes da Anapar;

10h35 – Apresentação do Congresso da Anapar;

10h45 – Apreciação de propostas e sugestões – Indicação de candidatos para as eleições da Anapar;.

11h30 – Escolha dos delegados para a Assembleia Geral da Anapar

12h – Encerramento

Segundo o estatuto e decisão do Conselho Deliberativo, os delegados para a Assembleia Geral serão indicados pela plenária, dentre os associados em dia com suas obrigações sociais para com a Anapar, na proporção de um para cada 15 associados.

Fonte: CUT-RS com Anapar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER

Luciano Fetzner Barcellos
(Banrisul)
PRESIDENTE

Tags

Filiado à Fetrafi/RS, Contraf/CUT e CUT
Rua General Câmara, 424-Centro / CEP:90010-230 /
Fone: 51-34331200

Porto Alegre / Rio Grande do Sul / Brasil

Categorias

Categorias

Categorias