Agências do INSS reabrem parcialmente na Capital e em mais 11 cidades

Serviço que estava indisponível por causa da pandemia, volta a funcionar em determinadas agências, mas peritos resistem

Algumas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reabriram na quinta-feira, 17/09, no estado. A abertura é parcial e apenas cinco serviços estão sendo oferecidos por enquanto: Cumprimento de exigência; Justificação administrativa; Reabilitação profissional; Avaliação social; Perícia médica.

Segundo o instituto, as 12 agências abertas no estado foram vistoriadas, entre terça (15) e quarta-feira (16), e consideradas aptas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Entretanto, o horário de funcionamento está reduzido entre as 7h e as 13h.

Agências reabertas

Porto Alegre: unidade Partenon (Av. Bento Gonçalves, 867); Lajeado; Novo Hamburgo; Montenegro; São Leopoldo; Sapiranga; Três de Maio; Frederico Westphalen; Ijuí; Vacaria; Canoas e Gravataí.

Em nota, o INSS, informou que o atendimento presencial de perícia médica não será disponibilizado em todas as agências reabertas (confira nota completa abaixo).

Peritos médicos são contra

O governo federal determinou que os peritos médicos retomassem ainda na quinta-feira, 17, o atendimento presencial nas agências do INSS, mas muitos destes profissionais se recusam a retomar o atendimento, alegando falta de adequação dos locais.

“Os peritos médicos federais já foram informados a respeito da liberação dos consultórios e também sobre a reabertura das agências e sobre a reabertura das agendas para marcação das perícias. Caso algum perito apto ao trabalho presencial não compareça para o serviço ,sem justificativa, terá registro de falta não justificada”, informou em nota, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

Fonte: Site G 1/RS, RG Notícias, INSS