A “bola da vez” dos ataques a bancos, da madrugada de domingo até esta segunda-feira, 20/07, em Porto Alegre e Região Metropolitana, foi o Santander. Na madrugada de domingo, 19/07, bandidos conseguiram quebrar as portas e invadir uma agência do banco no bairro Niterói, em Canoas, próximo à BR-116. Lá dentro, arrombaram dois caixas eletrônicos com maçarico, fugindo com quantia não divulgada. Já no início da manhã desta segunda-feira, 20, uma quadrilha arrombou agência do banco localizada na avenida do Forte, bairro Vila Ipiranga, em Porto Alegre.
De acordo com a Brigada Militar, a porta de entrada de deficientes físicos foi quebrada e as armas dos vigias foram levadas pelos assaltantes, que explodiram dois caixas automáticos.
Mais de dez ataques no mês
Neste mês de julho, já são bem mais de dez assaltos, arrombamentos ou explosões em agências bancárias e equipamentos eletrônicos em todo o estado. Uma das razões para o incremento no número de ataques se deve ao corte de recursos, pelo governo do estado, para setores fundamentais como a Segurança Pública. Além de frequentemente não repassar recursos para ações básicas, como o combustível de viaturas policiais, Sartori não nomeou os 2.500 policiais militares e 650 civis aprovados em concurso público no ano passado.