Agência do Banrisul em Frederico Westphalen é alvo de disparos em protesto contra governo Sartori

Na madrugada desta terça-feira, 10/01, uma agência do Banrisul situada no Centro de Frederico Westphalen, na Zona da Produção, foi alvo de protestos contra o governo Sartori, com pichação, vidros quebrados e tiros disparados. Durante a ação de manifestantes, pelo menos cinco disparos de arma de fogo foram feitos, por volta das 3h30, na porta de entrada do banco.

Pichação

A janela de vidro da agência foi pichada com os dizeres “Governo lixo, 13º já”, em referência ao atraso do 13º salário dos servidores do Executivo do Estado, não pago na data de vencimento, 20 de dezembro último. A gratificação dos funcionários foi parcelada e teve seu primeiro depósito em 29 de dezembro passado.

Perícia policial

A Polícia Civil realizou a perícia e abriu um inquérito para investigar o vandalismo. Foram encontrados quatro cartuchos deflagrados no interior da agência.Imagens das câmeras de monitoramento serão analisadas. Apesar do vandalismo, caixas eletrônicos funcionam normalmente na agência bancária nesta terça-feira.

Risco aos bancários

Para o presidente do SindBancários, a ação contra a agência do Banrisul mostra o desespero do funcionalismo e de grande parte da população gaúcha, submetida à política cruel e recessiva do governo de José Ivo Sartori (PMDB). “Além de impor sacrifícios aos gaúchos e gaúchas, o não pagamento e fatiamento dos salários dos servidores públicos, pelo governador , gera revolta na população e agora passa a colocar em risco também o local de trabalho dos bancários, que não são responsáveis pelas atitudes do neoliberal Sartori”, frisou o sindicalista.