AFABM convoca Assembleia Geral Extraordinária pela garantia dos benefícios previdenciários

A Associação dos Funcionários Aposentados do Banco Meridional (AFABM) convoca Assembleia Geral Extraordinária para o dia 29 de março, com primeira chamada às 14h e segunda, e última, chamada às 14h30. O primeiro objetivo é deliberar sobre ação judicial para impedir a retirada do patrocínio do Banco Santander em relação aos planos de benefícios de previdência complementar, administrados pelo Banesprev (Fundo Banespa de Seguridade Social), CACIBAN, DAB E DCA. Todo o corpo de associados pode participar da assembleia que será realizada na sede da AFABM, que fica na rua dos Andradas, nº1234, sala 1403, no centro de Porto Alegre. O segundo ponto da pauta é deliberar sobre a contratação de advogado/a, caso seja aprovada a decisão de entrar com ação judicial contra a instituição financeira.  Leia o edital de convocação da assembleia.

Um chamado para fazer o Santander cumprir com suas obrigações contratuais para garantir a sobrevivência dos aposentados

Para o Presidente da AFABM, Paulo Stefanoski, é muito importante a participação de todos para que a Associação possa dar seguimento ao processo de judicialização e, assim, conquistar a garantia do complemento dos benefícios para a sobrevivência dos aposentados. “Estamos enviando uma circular com o edital de convocação para que seja de conhecimento de todos essa grave situação. O que eles estão fazendo é uma maldade, com pessoas de idade muito avançada. Talvez a maioria tenha, por parte da aposentadoria das caixinhas, uma renda superior daquela que recebe do INSS”, alertou Stefanoski. “Ou seja, é retirar um padrão de vida que para muitos já não é o ideal”, complementou Paulo Roberto Bueno Conceição, Secretário Geral da Associação.

Diretores da AFABM. Foto: Marina Salazar

O Vice Presidente da AFABM, Ademir Carlos Rigoni, também apontou que a maioria, se não a totalidade dos aposentados, depende dos benefícios para sobreviver. “Todo mundo trabalhou para esse fim. Mais de 30% do quadro de associados ainda não tem conhecimento do que está ocorrendo e, por isso, estamos fazendo esse chamado”, contou.

Juberlei Bacelo, Diretor de Comunicação da Fetrafi-RS, alerta que há muito tempo o Santander vem querendo descumprir o que foi assegurado por meio de cláusula prevista em edital de Privatização do Banco Meridional. A cláusula estabelece que o Santander tem o compromisso de arcar com a complementação da aposentadoria dos ex-funcionários que tinham as caixinhas até o fim da suas vidas. “Já faz um tempo que o Santander vem provocando ataques, propondo acordos para que as pessoas vendam os seus direitos. E agora está ameaçando cometer, talvez, o maior crime que é, simplesmente, tirar o patrocínio e não arcar com este compromisso. Então, vamos todos à assembleia aprovar essa estratégia de luta para resistir a mais esse ataque do Banco Santander”, concluiu.

34 anos da AFABM marca retorno dos almoços mensais da entidade

Dia 29 de março, a Associação completa 34 anos e para marcar a data acontecerá o retorno dos almoços mensais no Restaurante Giardino (Avenida Oswaldo Aranha, 1346, Bairro Bom Fim – Porto Alegre), a partir das 11h30. A presença deve ser confirmada por e-mail ([email protected]).
Segundo a Diretoria Executiva da Associação, o almoço também será uma oportunidade para conversar sobre o assunto a ser tratado na assembleia que ocorrerá na tarde do mesmo dia.

Linha do tempo

No início de março, a Fetrafi-RS e a AFABM enviaram ofício ao Ministério da Previdência Social sobre a retirada do patrocínio do BANESPREV – Fundo Banespa de Seguridade Social, com o objetivo de solicitar que o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), analise essa grave situação junto à Previ. Leia aqui o ofício.

Em janeiro deste ano a Fetrafi-RS publicou nota jurídica explicativa sobre a decisão do Santander de retirar o patrocínio dos planos de benefício de aposentadoria CACIBAN, DAB e DCA, que são administrados pelo Banesprev (Fundo Banespa de Seguridade Social).

No final de novembro de 2022, o banco espanhol fez o comunicado sobre manter a retirada do patrocínio.

Serviço

Assembleia Geral Extraordinária da AFABM

Pauta: 
1. Deliberar sobre a pertinência de ajuizar ação judicial com o objetivo de impedir a retirada de patrocínio do Banco Santander em relação aos planos de benefícios de previdência complementar, administrados pelo Banesprev;

2. Sendo aprovado, deliberar sobre a contratação de advogado.

Dia: 29 de março
Horário: Primeira convocação: 14h; Segunda e última convocação: 14h30
Local: Rua dos Andradas, n° 1234, sala 1403, bairro Centro, em Porto Alegre.

Fonte: Bancários RS
Informações: Marina Salazar/Verdeperto Comunicação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER

Luciano Fetzner Barcellos
(Banrisul)
PRESIDENTE

Tags

Filiado à Fetrafi/RS, Contraf/CUT e CUT
Rua General Câmara, 424-Centro / CEP:90010-230 /
Fone: 51-34331200

Porto Alegre / Rio Grande do Sul / Brasil

Categorias

Categorias

Categorias