Acorda, Banrisul! Nesta quarta, 01/10, vamos pressionar a direção por proposta decente

O mês de outubro começa com manifestação dos bancários em frente à Agência Central do Banrisul, na Praça da Alfândega, em Porto Alegre. A direção do banco desmarcou as rodadas de negociação desde o início da Campanha Salarial 2014.  Por isso, a partir do meio-dia desta quarta, 1º/10, faremos um grande ato em frente ao prédio.

A ideia é que a direção deixe de intransigência e acorde para as reivindicações dos Banrisulenses, retomando a negociação da pauta específica. Com o silêncio e a falta de vontade de reconhecer e propor avanços, os gestores do banco correm o risco de, a exemplo de 2013, verem o Banrisul seguir sozinho na greve dos bancários.

Também está previsto um almoço coletivo e de confraternização dos grevistas no local. Em caso de chuva, o almoço será transferido para a Casa dos Bancários.

Acorda Banrisul – Ato pela retomada das negociações

Quarta-feira | Dia 1º de Outubro | Meio-dia | Em frente ao prédio da DG

Almoço coletivo dos grevistas (em caso de chuva, almoço será transferido para a Casa dos Bancários)

Calendário de lutas dos Banrisulenses

15/8 – Entrega da pauta específica dos Banrisulenses à diretoria do Banrisul.

11/9
 – Na Sede da Fetrafi-RS, diretoria não aceitou renovar Acordo Coletivo de 2013. A pressão do Comando arrancou calendário de negociação.

17/9 –
Na sede da Asbancos, o Comando Nacional dos Banrisulenses rechaçou a proposta da diretoria do Banrisul de cortar benefícios de Banrisulenses afastados por doença, com suspensão da Cesta alimentação e do vale-refeição para renovar Acordo Coletivo de Trabalho específico do ano passado. Também foram debatidos os temas saúde, segurança e condições de trabalho.

18/9:
Diante da ameaça de retirar direitos, Banrisulenses paralisam a Superintendência Regional do Banrisul (SUREG), em Porto Alegre. Diretoria se retira da mesa.

24 e 25/9:
Terceira rodada de negociação específica com o Banrisul na Fetrafi-RS tem avanços mínimos e enrolação. Comando Nacional dos Banrisulenses avisa que, se não houver avanços, indignação nas agências e locais de trabalho vai fortalecer a GREVE.

25/9 –
Dia Nacional de Luta dos Banriseulenses. Bancários vestem preto em protesto à falta de propostas da diretoria nas mesas de negociação.

25/9 –
 Assembleia para aprovar GREVE a partir do dia 30, no Clube do Comércio, em Porto Alegre (Rua dos Andradas, 1.085), a partir das 19h.

29/9 –
 Assembleia de organização da GREVE Nacional dos Bancários, no Clube do Comércio, em Porto Alegre (Rua dos Andradas, 1.085), a partir das 19h.

29/9 –
Data limite que os Banrisulenses propuseram à direção para nova mesa de negociação com debates de cláusulas econômicas e Plano de Carreira.

30/9 –
Data de início da GREVE Nacional dos Bancários.

1º/10 –
Ato Acorda, Banrisul, na Praça da Alfândega, em frente à Agência Central, a partir do meio-dia, com almoço coletivo dos grevsitas. Chegou a hora de apresentar proposta decente, diretoria.

Fonte: Imprensa/SindBancários