Ações do anuênio do Banco do Brasil em tramitação no TST

O Sindicato tem três ações trabalhistas ajuizadas contra o Banco do Brasil S/A discutindo a ilegalidade da supressão dos anuênios para empregados admitidos até 1998. Até esta data, havia uma norma interna do Banco que garantia este direito aos seus empregados, razão pela qual houve o ajuizamento das ações quando da supressão deste direito.

A primeira ação ajuizada no ano de 2000 foi julgada procedente e já teve pagamento efetuado com a reincorporação do direito suprimido aos bancários que estavam nela relacionados.

As outras duas ações foram ajuizadas favorecendo bancários que não eram associados da entidade na data do primeiro ajuizamento e estão em Brasília aguardando julgamento de recursos apresentados pelo Banco.

O departamento jurídico do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, através do advogado Antônio Vicente Martins, está acompanhando o andamento dos processos que se encontram no Tribunal Superior do Trabalho (TST). “Também estamos solicitando algumas providências no primeiro processo e que alguns bancários podem ter recebido a menor o que lhe era de direito”, esclareceu o Antônio Vicente Martins.

O diretor do SindBancários e funcionário do Banco do Brasil, Flavio José Pastoriz, afirmou “nós já ajuizamos três ações para tratar do mesmo direito descumprido, a supressão do anuênio”.

O diretor do SindBacários Julio Vivian reafirmou: “O compromisso de nossa diretoria é a defesa intransigente do direito dos bancários”.