Ação Solidária: saiba como ajudar

SindBancários está recebendo doações para levar às comunidades carentes de Porto Alegre

O momento é de solidariedade. Muitas famílias carentes seguem sem ter acesso aos benefícios do governo e estão passando por dificuldades sérias desde o início da crise provocada pelo Coronavírus. Frente a isso, o SindBancários está recolhendo doações para comprar cestas-básicas, materiais de higiene, de limpeza e de proteção ao coronavírus, como máscaras e álcool gel, para aqueles que mais precisam.

São moradores da periferia de Porto Alegre, que viviam de bicos como cozinheiras, garçons, empregados domésticos e viram sua renda desaparecer. Também tem dificuldade em alimentar os filhos, cuja alimentação dependia da merenda oferecido nas escolas e cheches. As doações já estão sendo realizadas pelo Sindicato desde o começo do mês de abril, mas a crise segue e as pessoas continuam necessitando de alimentos e materiais de higiene.

Quem quiser ajudar, pode fazer sua doação via depósito, para as contas disponíveis abaixo. A campanha de arrecadação e doação do SindBancários vai perdurar enquanto a crise do Coronavírus persistir.

Para onde vão as doações

O SindBancários começou a recolher doações no final de março e, no começo do mês de abril, passou a distribuir cestas básicas, além de itens de limpeza e higiene. Os primeiros a receberem foram 110 famílias de papeleiros da Restinga.

“A situação em que encontramos muitas dessas famílias é de extrema precariedade, sem ter o que comer e sem materiais de higiene para se protegerem. Estamos assumindo um papel que deveria ser dos governos”, analisa o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

E esse é apenas um pequeno exemplo para onde estão indo as doações recolhidas pelo SindBancários. Os moradores de rua, por exemplo, estão sendo auxiliados através de apoios aos movimentos sociais “A Fome tem Pressa” e “Só os Fortes”, organizações dedicadas a oferecer refeições à essa população desassistida. A ajuda também chegou a professores municipais de Gravataí, que ajudam famílias vulneráveis das comunidades escolares do município.

“Ainda podemos ressaltar outras ações, como a doação de cestas básicas para famílias do bairro Glória via Comitê Popular, a pedido de uma conselheira do Comitê Nacional de Segurança Alimentar”, observa o diretor Financeiro do SindBancários, Tiago Pedroso.

Na última semana, o SindBancários, junto com o Sinpro/RS e a Adufrgs, vem apoiando ações solidárias realizadas pela CUTRS, que está doando mantimentos para ribeirinhos, moradores de ilhas e mulheres que trabalham em usinas de reciclagem na Zona Norte, na Vila Farrapos. Também foram doados alimentos a famílias carentes do bairro Hípica.B

Também são vistas muitas ações com iniciativa da própria categoria bancária. No começo de abril, o SindBancários participou de uma arrecadação de cestas básicas doadas ao Banco de Alimentos do Estado, uma iniciativa de várias equipes que participam dos Campeonatos Bancários de Futebol organizados pelo Sindicato. Outro destaque foi um grupo de funcionários e amigos do Banrisul que se reuniu para fazer doações, que foram direcionadas a Vila Marabá.

O maior valor é a doação

O objetivo do Sindicato é dispor suas contas bancárias para quem desejar doar qualquer valor. As doações serão destinadas à compra de alimentos e itens de higiene, que serão doados a populações em vulnerabilidade social da nossa base territorial.

Seguem os dados das contas:

Titular: SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE PORTO ALEGRE E REGIÃO
CNPJ: 92.831.650/0001-05

Banco: 104
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência: 3567
Operação: 013 (Poupança)
Conta: 6842-3

Banco: 041
BANRISUL
Agência: 0100
Conta Corrente: 06.193660.0-3

Superkan – Você também pode comprar alimentos com intuito de doação. Com o objetivo de estimular a economia local e ajudar na preservação dos empregos nas periferias, o SindBancários sugere que os alimentos para doação sejam comprados  em um Superkan (acesse aqui para informações sobre endereços e contatos telefônicos). Diga que os alimentos são para doação à Associação Esperança. Estes alimentos são doados para famílias de papeleiros da Restinga.

Fonte: Imprensa/SindBancários