Ação do Sindicato fecha agência do Banrisul em que teto e luminária desabaram e atingiram bancária em Porto Alegre

É possível acreditar que parte do teto de uma agência bancária caiu? E se disséssemos que não só caiu uma parte do reboco mas também uma luminária? E se contássemos que caiu a luminária, o reboco e que atingiu a cabeça de uma colega bancária? Você acreditaria? Ainda não? Pois isso aconteceu na manhã da terça-feira, 5/4, na Agência Banrisul Bom Fim em Porto Alegre. A colega bancária foi levada para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), foi atendida e ficou em observação.

Diretores do SindBancários correram para o número 1.246, da avenida Osvaldo Aranha, Bairro Bom Fim, na manhã da terça-feira. Avisados de que parte do teto de um setor operacional localizado no andar térreo no fundo da agência havia despencado, diretores foram ao local para verificar as condições de saúde da colega e se a agência oferecia condições de trabalho. Além disso, exigiram que a agência permanecesse fechada até que a obra de reparação estivesse terminada e que não oferecesse risco algum para funcionários e clientes.

A diretoria do Banrisul disse que manterá a agência fechada e emitirá Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Os dirigentes sindicais irão retornar à agência Bom Fim e monitorar as obras. “Fizemos uma triagem até o meio-dia para que o atendimento de clientes que tivessem algum tipo de emergência pudesse ser realizado. Depois do meio-dia, ninguém mais entrou na agência. E ela vai ficar fechada até que não haja nenhum risco à integridade física de ninguém”, afirmou o diretor do SindBancários, Sandro Rodrigues.

Apesar de a luminária e parte do reboco do teto terem caído no fundo do andar térreo da agência, os diretores desconfiaram que a parte de coima, o segundo andar poderia ter algum problema. “Fomos até lá em cima e olhamos que no mesmo lugar em que caiu a luminária, tinha uma rachadura no chão do andar de cima. Ficamos preocupados porque no andar de cima tem uma área comercial em que Operadores de Negócio (ONs) e plataformistas trabalham”, explicou o diretor do SindBancários e funcionário do Banrisul, Vitor Moreira.

O diretor da Fetrafi-RS e funcionário do Banrisul, Gerson Reis, conta que a rachadura no chão do primeiro andar e a queda da luminária e do reboco no andar debaixo não teriam convencido o banco de manter a agência fechada por falta de condições de trabalho. “O banco enviou um engenheiro para avaliar a obra. Perguntamos se ele garantia que a rachadura no chão do primeiro andar e a queda da luminária e do reboco no teto abaixo não ofereciam riscos de acidente mais grave. Ele disse quer não poderia garantir que havia segurança para quem trabalhasse naquela agência”, explicou Gerson.

Fonte: Imprensa SindBancários