Abertas inscrições para eleição de delegados(as) com votação on line

Num tempo histórico de lutas de resistência por direitos, o(a) delegado(a) sindical tem papel ainda mais importante. Leia o edital e participe!

Depois que as reformas trabalhista e previdenciária levaram direitos históricos dos(as) trabalhadores(as), ser delegado(a) sindical tornou-se uma função essencial na luta de resistência por direitos na nossa categoria. Esse trabalho tão importante começa a se materializar a partir do dia 23 de novembro.

Neste dia, o SindBancários irá disponibilizar aos colegas uma ficha de inscrição para os(as) bancários do Banrisul, da Caixa, do Banco do Brasil e do Badesul, possam confirmar suas candidaturas por unidade e local de trabalho. O primeiro passo da organização da nossa eleição é publicar o edital (leia ao fim desta matéria).

As inscrições se encerram às 18h do dia 27 de novembro e podem ser feitas pelo email da Secretaria de Formação ([email protected]).

Basta baixar, imprimir e preencher a ficha que está disponível clicando aqui.

Envie também uma fotografia digital para colocar na plataforma de votação e facilitar o reconhecimento dos colegas de seu local de trabalho.

Este ano, por conta da pandemia, a formação e as reuniões ocorrerão de forma on line, por videoconferência.

Após realizada a inscrição, o passo seguinte será o processo eleitoral em si. Os(as) bancários(as) estão acostumados e receber os dirigentes sindicais com urnas físicas para coletar votos. Mas, este ano, devido à pandemia de Covid-19, faremos a eleição em uma plataforma on line, com toda a segurança de seus dados e dos colegas do seu local de trabalho que irão votar.

O link para você, eleitor(a) bancário(a), será disponibilizado no site do oficial do SindBancários (www.sindbancarios.org.br), com antecedência para que você possa participar com tranquilidade.

As eleições ocorrem das 8h do dia 2 dezembro até as 18h do dia 4 de dezembro.

Condições

Preste bem atenção! Só poderá ser candidato a delegado sindical aquele colega que cumprir as seguintes condições:

  1. a) Ser associado(a) do sindicato há mais de 90 dias da data limite de inscrição, (18h do dia 27 de novembro).
  2. b) As eleições somente serão válidas se houver a votação mínima de 30% dos aptos a votar no local de lotação do delegado.
  3. c) Os pedidos de inscrições deverão ser feitos exclusivamente pelo e-mail [email protected].

Todos os bancários poderão votar pela plataforma virtual para eleger seus representantes em seus locais de trabalho.

Os mandatos terão duração de um ano, de 10/12/2020 a 10/12/2021.

Atenção para as datas

Inscrições: De 23/11/2020 até 27/11/2020 exclusivamente através de e-mail enviado para [email protected]

Data das eleições

As eleições se darão exclusivamente pelo meio virtual através de plataforma digital disponibilizada aos bancários e bancárias vinculados/as ao SindBancarios com antecedência para uma participação tranquila e segura e ocorrerão das 8h do dia 02/12/2020 às 18h do dia 04/12/2020.

Como votar online

O bancário deverá acessar o site do Sindicato nas datas de votação e preencher os dados necessários para validar o seu voto exclusivamente vinculado ao seu banco e ao seu local de lotação. O Sindicato disponibilizará o acesso por meio de link em seu site oficial (www.sindbancarios.org.br) e por meio de suas redes sociais.

Tires suas dúvidas

Nos dias de votação, no horário das 9h às 18h, o(a) bancário(a) que não conseguir acessar ao sistema ou tiver dúvidas de acesso poderá entrar em contato com o suporte do Sindicato pelo telefone: (51) 3433-1200.

Formação para a defesa dos direitos

A diretora de Formação do SindBancários, Virginia de faria, destaca a já tradicional formação dos delegados sindicais ao longo do mandato para a preparação de uma representatividade informada e politizada. A formação ficará a cargo do assessor Anderson Campos, sociólogo, especialista em economia do trabalho e sindicalismo, do CESIT-Unicamp.

“As eleições de delegadas e delegados sindicais são de extrema importância para sindicato dos bancários, pois elas(eles) são a extensão do sindicato nas unidades de trabalho. A formação aborda diversos temas e instrumentaliza as delegadas e delegados para que possam debater, informar e politizar os colegas”, explicou Virginia.

A diretora também destacou a importância do processo de votação on line este ano. “As eleições para delegada e delegado sindical são feitos anualmente e em algumas situações suplementar, tomando nosso grupo heterogêneo e multifacetado. Esse grupo tem a responsabilidade de, em um momento como esse de políticas nefastas e reformas, informar o colega, ajudar o Sindicato a organizar e participar da luta. Que venha o grupo de 2021 com muitos debates e aprendizados”, acrescentou Virginia.

 

EDITAL DE ELEIÇÕES PARA DELEGADOS E DELEGADAS SINDICAIS DO BANCO DO BRASIL, BANRISUL E CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, por sua diretoria, comunica a todos(as) os(as) funcionários e funcionárias do Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica Federal e Badesul dos municípios de Porto Alegre, Alvorada, Viamão, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Guaíba, Eldorado do Sul, Sertão Santana, Barra do Ribeiro, Charqueadas, São Jerônimo, Nova Santa Rita, Esteio e Sapucaia do Sul a abertura do processo eleitoral para Delegado(a) Sindical, cujo mandato será de 10 de dezembro de 2020 a 10 de dezembro de 2021.

O processo eleitoral para Delegado(a) Sindical para as unidades e locais de trabalho deverá observar o seguinte cronograma e as seguintes condições:

Cronograma

Eleição Ordinária:

Inscrições: De 23/11/2020 até 27/11/2020 exclusivamente  através de e-mail enviado para [email protected] com o preenchimento de ficha de inscrição de candidatura devidamente preenchida e assinada.

A ficha de inscrição de candidatura estará disponível no site do sindicato.

Eleições: De 02/12/2020, às 08:00 hs a 04/12/2020, às 18:00 hs, na plataforma virtual de votação que será disponibilizada no site do SindBancários.

Posse: dezembro de 2020

Condições

  1. a) Só pode ser candidato (a) o (a) associado (a) do sindicato há mais de 90 dias da data limite de inscrição.
  2. b) As eleições somente serão válidas se houver a votação mínima de 30% dos aptos a votar no local de lotação do delegado.
  3. c) Os pedidos de inscrições deverão ser feitos exclusivamente pelo e-mail [email protected] .

​As eleições se darão exclusivamente pelo meio virtual através de plataforma digital disponibilizada aos bancários e bancárias vinculados/as ao SindBancarios, entre 08:00 hs do dia 02/12/2020 e 18:00 hs do dia 04/12/2020.

O bancário deverá acessar o site do Sindicato nas datas de votação e preencher os dados necessários para validar o seu voto exclusivamente vinculado ao seu banco e ao seu local de lotação.

Nos dias de votação, no horário entre 09:00 hs e 18:00 hs, o/a bancário/a que não conseguir acessar ao sistema ou tiver dúvidas de acesso poderá entrar em contato com o suporte do Sindicato pelo telefone: (51) 3433-1200.

Porto Alegre, 04 de novembro de 2020.

A Diretoria

Fonte: Imprensa SindBancários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER