Abertas inscrições para delegados sindicais no Badesul

Candidatos devem entregar ficha preenchida e assinada, por e-mail, entre os dias 17 e 18 de maio

O SindBancários publicou edital para eleições para delegados e delegadas sindicais no Badesul. Conforme o cronograma, os interessados devem ser inscrever nos dias 17 e 18 de maio. Já as eleições ocorrem nos dias 20 e 21 de maio.

Para se inscrever, os funcionários do Badesul devem preencher a ficha disponível aqui e entregá-la preenchida e assinada no e-mail [email protected] Já as eleições serão realizadas por meio da plataforma virtual de votação do SindBancários. O mandato tem vigência de um ano e a posse acontece em junho de 2021.

Há algumas condições para ser delegado sindical, como ser sindicalizado há mais de 90 dias desde a data limite da inscrição. Para ter valida, a votação deve atingir um mínimo de 30% dos funcionários aptos para votar.

O que é o delegado sindical

Os delegados sindicais são agentes importantíssimos na luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e pela manutenção de direitos. Elas fazem a intermediação entre as relações no ambiente de trabalho e o cumprimento da legislação, sobretudo da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Com o advento da reforma Trabalhista, que passou a valer em novembro de 2017, o papel do delegado sindical ficou ainda mais importante, uma vez que as convenções coletivas e os acordos coletivos específicos por bancos ganharam força de lei.

Confira o edital:

Edital de Eleição para Delegados e Delegadas Sindicais do BADESUL DESENVOLVIMENTO S/A – AGÊNCIA DE FOMENTO/RS

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, por sua diretoria, comunica a todos(as) os(as) funcionários(as) do BADESUL DESENVOLVIMENTO S/A – AGÊNCIA DE FOMENTO/RS do município de Porto Alegre, a abertura do processo eleitoral para Delegado(a) Sindical, cujo mandato será de 1 ano a partir da data da posse. A presente eleição observará o seguinte cronograma e as seguintes condições:

Cronograma
Inscrições: de 17/05/21 à 18/05/21.
Eleições: de 20/05/21 à 21/05/21.

Eleição Ordinária:
Inscrições: De 17/05/2021 até 18/05/2021 exclusivamente através de e-mail enviado para  [email protected] com o preenchimento de ficha de inscrição de candidatura devidamente preenchida e assinada.

Baixe aqui a ficha de inscrição para ser candidato(a) a delegado(a) sindical.

A ficha de inscrição de candidatura estará disponível no site do sindicato. Eleições: De 20/05/2021, às 08:00 hs a 21/05/2021, às 18:00 hs, na plataforma virtual de votação que será disponibilizada no site do SindBancários.
Posse: junho de 2021 Condições

1. a) Só pode ser candidato (a) o (a) associado (a) do sindicato há mais de 90 dias da data limite de inscrição.
2. b) As eleições somente serão válidas se houver a votação mínima de 30% dos aptos a votar no local de lotação do delegado.
3. c) Os pedidos de inscrições deverão ser feitos exclusivamente pelo e-mail [email protected] .

​As eleições se darão exclusivamente pelo meio virtual através de plataforma digital disponibilizada aos bancários e bancárias vinculados/as ao SindBancarios, entre 08:00 hs do dia 20/05/2021 e 18:00 hs do dia 21/05/2021.

O bancário deverá acessar o site do Sindicato nas datas de votação e preencher os dados necessários para validar o seu voto exclusivamente vinculado ao seu banco e ao seu local de lotação.

Nos dias de votação, no horário entre 09:00 hs e 18:00 hs, o/a bancário/a que não conseguir acessar ao sistema ou tiver dúvidas de acesso poderá entrar em contato com o suporte do Sindicato pelo telefone: (51) 3433-1200.

Porto Alegre, 13 de maio de 2021.

A Diretoria

Fonte: Imprensa/SindBancários