A GREVE é um direito e a decisão é dos bancários na assembleia de quarta, 30/9. Leia parecer jurídico sobre prazo

Colegas bancários têm entrado em contato com o Sindicato pedindo esclarecimentos sobre o prazo de início da greve. O assessor jurídico do SindBancários, o advogado Antonio Vicente Martins escreveu parecer (leias ao final deste texto) com todo os esclarecimentos necessários. Lembramos que, na próxima quarta-feira, 30/9, às 18h30, no Hotel Embaixador (Rua Jerônimo Coelho, 354, Centro Histórico de Porto Alegre) os bancários e bancárias da área de abrangência, sindicalizados ou não,  do SindBancários estão convocados a participar. São os bancários que decidem!

O SindBancários convocou essa assembleia na data acima depois que a Fenaban, na quinta mesa de negociação da Campanha Salarial dos Bancários 2015, sexta-feira, 25/9, ofereceu como reajuste do piso e das verbas salariais (vales, cestas e auxílios) apenas 5,5%. Esta proposta foi considerada indecente, tendo o Comando Nacional dos Bancários prontamente orientado chamada de assembleias em todo o país, rejeição da referida proposta e greve a partir de 6/10. O SindBancários realiza sua assembleia no dia 30/9 para cumprir prazos de notificação dos bancos e para preservar qualquer dúvida lega que possa restar ou servir de justificativa para os banqueiros realizarem qualqer tipo de questionamento.

Para que possamos cumprir os prazos legais, preste atenção nos prazos de publicação dos editais de chamada de greve e no calendário de mobilização. Lembramos que os bancários têm uma Convenção Coletiva Nacional (CCT) que já tem 23 anos. Os bancários são a única categoria de trabalhadores com um acordo coletivo de abrangência nacional. As GREVES são importantes de luta e trazem benefícios.

Em 11 anos, de 2004 a 2014, tivemos 11 greves consecutivas.  Nesse período, além de PLR, Cesta alimentação e outros benefícios, os bancários conquistaram aumentos reais consecutivos. O piso teve aumento real de 42,1% (acima da inflação). Este ano a proposta dos banqueiros é um deboche. Não vamos aceitar retrocesso. Na quarta-feira, vamos dizer NÃO à proposta da Fenaban e SIM à nossa GREVE.

Agenda de chamada de ASSEMBLEIA

Sexta-feira, 25/9: Na quinta mesa de negociação, Comando Nacional dos Bancários rejeita proposta de aumento de 5,5% (4,38% menor que a inflação de 9,88% , medida pelo INPC) e orienta assembleias a aprovar GREVE por tempo indeterminado a partir de 6 de outubro.

Quarta-feira, 30/9: Assembleia de GREVE dos bancários avalia proposta indecente da Fenaban, no Hotel Embaixador (Rua Jerônimo Coelho, 354, Centro Histórico de Porto Alegre).

Terça-feira, 6/10: Início da GREVE por tempo indeterminado dos bancários após aprovação pela assembleia do dia 30/9.

Leia abaixo parecer do assessor jurídico do SindBancários sobre prazos legais de assembleia e direito à greve.

Veja abaixo edital publicado no jornal Correio do Povo

Leia abaixo a íntegra do edital.