A cesta chega onde mais precisam

SindBancários amplia Campanha da Solidariedade com mais doações na Vila São Vicente Mártir, no domingo, 24/5. Saiba como ajudar durante ;a pandemia

Encravada numa fresta de território entre os bairros Camaquã, Cavalhada e Tristeza, em Porto Alegre, a Vila São Vicente Mártir, também conhecida como Vila Funil, foi alvo na manhã e tarde do domingo, 24/5, de mais uma ação solidária do SindBancários. Não por acaso. Ela sofre a ameaça lenta da pandemia do novo coronavírus e precisa lidar diariamente com o medo da Covid-19 e com a falta de recursos de seus moradores.

Foram distribuídas aos moradores, na sede da Associação Comunitária São Vicente Mártir, 40 cestas básicas e 40 kits de higiene. As doações são fruto do trabalho de funcionários e colaboradores do Sindicato e fazem parte da Campanha de Solidariedade, iniciada em abril quando o Sindicato passou a publicar o número de uma conta para arrecadar fundos (leia mais abaixo, ao final desta matéria).

Além das doações pessoais, o Sindicato investiu recursos próprios, na base de 20% da arrecadação do mês de março. Com o alerta da solidariedade, a mobilização de colegas bancários já foi possível superar as 1 mil cestas básicas entregues nas mais diversas zonas economicamente vulneráveis de Porto Alegre. Outras 1 mil quentinhas foram adquiridas por meio desses recursos e distribuídas no Centro de Porto Alegre.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, contou que esteve em contato com os moradores da São Vicente Mártir por toda a manhã e parte da tarde do domingo. Ouviu dos moradores muitas queixas sobre o a falta de investimentos das esferas públicas de governo (prefeitura, governos do Estado e Federal).

“Eu já conhecia a Vila Funil há muito tempo. Já estive aqui em outros tempos como diretor do Sindicato fazendo campanha semelhante. Se não fosse a luta dos moradores daqui, das lideranças da comunidade, a vila estaria muito precária. Precisa melhorar. Falta investimentos em estrutura e nas moradias. A pandeia deveria ser uma oportunidade para ampliar esgoto, levar água trata de qualidade e sem cortes mas parece que os decisores públicos não têm aparecido com a frequência que o povo daqui precisa”, detalhou Gimenis.

O maior valor é a doação

O objetivo do Sindicato é dispor suas contas bancárias para quem desejar doar qualquer valor. As doações serão destinadas à compra de alimentos e itens de higiene, que serão doados a populações em vulnerabilidade social da nossa base territorial.

Atenção para os dados das contas

Titular: SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE PORTO ALEGRE E REGIÃO

CNPJ: 92.831.650/0001-05