82 anos do Sindicato: noite para conectar-se à luta e lembrar a nossa história

Aniversário de 82 anos do SindBancários

Eram 19h20 da noite da terça-feira, 20/1, quando o presidente do SindBancários deu início à confraternização de 82 anos do SindBancários no Salão de Festas da Casa dos Bancários. A solenidade não iniciava apenas para os presentes ao local. Neste mesmo instante se iniciava também a transmissão ao vivo do evento via internet. O aniversário do Sindicato foi marcado também por uma iniciativa que busca deixar o bancário ainda mais próximo da sua luta e mais participativo.

Protagonismo foi o que significou o lançamento do novo site e do novo aplicativo. De agora em diante, os bancários que acessarem o endereço www.sindbancarios.org.br encontrarão um site com design mais moderno, valorizando as imagens e dando mais visibilidade a muitos dos serviços e ações do SindBancários. Durante o coquetel de aniversário também foi lançada a hashtag #conectadosnaluta.

“O Sindicato sempre esteve à frente das lutas. Desempenhamos um papel importante na luta pelas Diretas Já, no Fora Collor e contra as privatizações dos anos 1990. Entendemos que essa atualização tecnológica vai facilitar a conexão com a base e com os bancários e bancárias. Precisamos ampliar a nossa rede de participação para fortalecer a nossa unidade”, disse Gimenis.

Durante o evento, foram exibidos sete vídeos com saudações de lideranças sindicais. Deixaram mensagens gravadas o ex-presidente do SindBancários e diretor da Fetrafi-RS, Juberlei Bacelo, o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, a presidenta do CPERS/Sindicato, Helenir de Oliveira, o prefeito de Porto Alegre e ex-presidente do SidBancários, José Fortunati, O ex-presidente do SindBancários, Devanir Camargo da Silva, a diretora de Saúde da Fetrafi-RS, Denise Falkenberg Corrêa, e o presidente do Sindicato dos Jornalistas RS, Milton Simas Junior.

O SindBancários foi fundado em 18 de janeiro de 1933. A trajetória do Sindicato se inicia logo após a falência do Banco Pelotense e no contexto da Grande Depressão sucessiva ao crack da Bolsa de Nova York em 1929. A luta se iniciou pela defesa do emprego, passou pela defesa da democratização do país e se estendeu até os dias de hoje. O SindBancários é protagonista na organização do Acordo Coletivo de Trabalho Nacional dos bancários, única categoria que tem um acordo nacional no Brasil, em 1992, e de inúmeras conquistas, como a PLR, a 13ª Cwesta Alimentação e a redução de jornada de trabalho.

Veja aqui fotos da confraternização de aniversário de 82 anos do SindBancários

Assista aqui ao vídeo com íntegra da solenidade de aniversário do SindBancários

Assista aqui à versão reduzida da solenidade de aniversário do SindBancário

Fonte: Imprensa SindBancários